Aberta seleção para estrangeiros em cursos de Mestrado e Doutorado - Unijuí

Aberta seleção para estrangeiros em cursos de Mestrado e Doutorado

Lançamento do edital aconteceu na tarde desta quarta-feira, em evento online

Por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, foi realizado na tarde desta quarta-feira, dia 11 de agosto, de forma online, o lançamento do Edital nº 21/2021, que trata da seleção de candidatos estrangeiros para ingresso como estudantes regulares em cursos de Mestrado ou Doutorado na Instituição.

Com inscrições abertas a partir desta quarta-feira, até o dia 15 de novembro, o edital tem o objetivo de elevar o número de acadêmicos de países com os quais a Unijuí mantém relações de cooperação, além de ampliar a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiar a formação de recursos humanos de alto nível.

Conforme explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a internacionalização é uma das propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional, discutido em 2019, que propôs ações para 2020-2024. Mesmo com a pandemia, os processos de internacionalização se mantiveram inalterados, sendo centrais na constituição do fazer universitário da Unijuí.

A internacionalização tem o intuito de desenvolver processos dinâmicos, diversificados e institucionalmente articulados com ações de cooperação e mobilidade internacional, buscando qualificar a pesquisa e enriquecer a formação da comunidade acadêmica. “Temos dois objetivos diferentes, mas que estão articulados: na graduação, nosso esforço de internacionalização passa pela ideia de que o contato do nosso estudante com outros países, pessoas e culturas enriquece a sua formação. Na Pós-Graduação Stricto Sensu, nosso foco é fortalecer a pesquisa dentro da Universidade, com publicações em conjunto, fortalecimento de redes com instituições estrangeiras e professores de outros países”, completou o vice-reitor.

Durante o evento, a coordenadora da Assessoria de Marketing da Unijuí, Talita Mazzola, realizou a apresentação dos materiais gráficos e audiovisuais de divulgação do edital. Na sequência, a assessora de Relações Internacionais, Vanderleia Haiski, fez a apresentação do edital.

O evento contou com a participação da vice-reitora da Universidad Politécnica Estatal del Carchi, do Equador, professora doutora Olga Teresa Sánchez Manosalvas; da professora responsável pelos cursos de Português para Estrangeiros, Fernanda Trein; e dos doutorandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, Juan Gabriel Jimenez e Jacqueline Ramírez, da Universidade Pedagógica Nacional e da Universidade Nacional de Bogotá, na Colômbia. Participaram, ainda, parceiros internacionais, coordenadores, professores e secretárias dos Programas Stricto Sensu.

Os Programas de Pós-Graduação que possuem duas vagas ofertadas no Mestrado e uma no Doutorado, para ingresso no ano de 2022, são: Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direitos Humanos. Além disso, os programas em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade possuem duas ofertas no Mestrado.

Os requisitos para inscrição são: ser cidadão de país com o qual o Brasil mantenha acordo de cooperação cultural, científica e tecnológica ou relações diplomáticas; ter curso de graduação ou mestrado completo em uma das áreas de conhecimento compatíveis com o curso pretendido; compreender e ter conhecimento da Língua Portuguesa em nível suficiente para acompanhar os estudos; e ser financeiramente responsável por todas as despesas de viagem e de manutenção durante toda a estada no Brasil.

Para inscrições ou mais informações, acesse este link. Em caso de dúvida, contate o Escritório de Relações Internacionais pelo e-mail eri@unijui.edu.br.