Do sonho à realização: bolsa de estudos transforma realidade de estudantes - Unijuí

Do sonho à realização: bolsa de estudos transforma realidade de estudantes

Acadêmicas Amanda Thiel, Camila Schwickert Rui e Aline Paola Conrad

Não é uma novidade, mas uma realidade: a oferta de bolsas de estudos têm transformado a vida de diversos jovens pelo Brasil, e na Unijuí não é diferente. Além de contar com bolsas de extensão, iniciação científica e tecnológica, a Instituição também oferta bolsas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Atualmente, há 509 acadêmicos com este benefício, em diferentes cursos de graduação e nos quatro campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi.

“Sem dúvidas, eu não conseguiria tornar realidade o meu sonho, e o sonho da minha mãe de ver a primeira filha formada, não fosse pela bolsa integral do ProUni. Tão importante quanto a bolsa de estudos, é a Casa do Estudante, 100% gratuita para quem tem bolsa, com luz, água e internet já inclusos e infraestrutura de qualidade. Esses dois benefícios realmente tornam o sonho de muitos jovens realidade, pois dão oportunidade para quem não tem condições financeiras de cursar uma graduação”, comenta a estudante do curso de Jornalismo, Amanda Thiel, que transformou a Unijuí na sua segunda casa - não apenas pelo curso, mas por ter realizado estágio na Rádio Unijuí FM, por ter participado de projeto de extensão e, agora, por também realizar seu estágio obrigatório na Instituição.

“Nada disso seria possível se a Unijuí não fosse uma Universidade tão completa, que oferece aos estudantes oportunidades de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, demonstrando a preocupação em prepará-los e inseri-los no mercado de trabalho, como aconteceu no meu caso. Graças à oportunidade de estágio que tive na Rádio Unijuí FM, hoje me tornei funcionária efetiva, podendo atuar na minha área antes mesmo de concluir o curso”, conta.

Cursando o penúltimo semestre do curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Aline Paola Conrad é natural de Três Passos e atualmente mora em Ijuí. Conquistou uma bolsa de estudos integral que não imaginava. “Parecia tudo muito distante. Parecia que todo mundo conseguia, menos eu”, relatou a estudante, que avalia a conquista como uma nova oportunidade. “Eu fiz cursinho durante um tempo, pensando que tinha que fazer Medicina. Mas percebi que essa nunca foi a minha área, que eu só queria ‘mostrar’ algo para a sociedade. Sempre fui uma criança cheia de imaginação e vivia no mundo da lua, e muitas pessoas não me levavam a sério. O ProUni me permitiu entrar no curso que realmente era minha cara. O curso é ótimo e faz o aluno se superar a cada semestre. Sempre achamos que uma matéria vai ser a mesma coisa que a outra pelo nome, mas sempre há um aprendizado diferente. Na Publicidade nós estudamos muito a sociedade e, em cada aula, sempre podemos refletir”, afirmou.

Com a formatura se aproximando, Aline já faz projetos para o futuro. Ela se vê realizando pesquisas sobre o uso da imagem da mulher padrão na Publicidade e suas consequências na sociedade. “Ou até trabalhando em uma ONU Mulheres, né? Vamos sonhar porque essa é a melhor parte de ser publicitária”, brinca.

Natural e residente em Pejuçara, Camila Schwickert Rui está no segundo semestre de Farmácia e também possui bolsa integral pelo ProUni. Assim como dezenas de estudantes, ela achou que a chance de conseguir o benefício era muito baixa. “Essa conquista representa uma visão diferente do futuro, a realização do sonho de estar no Ensino Superior. Representa a possibilidade de um mundo cheio de descobertas”, afirma a acadêmica, que se vê, no futuro, trabalhando em pesquisas e explorando o universo científico.

Para saber mais sobre bolsas e benefícios ofertados pela Unijuí, acesse unijui.edu.br/estude/graduacao/bolsas.