O mês de agosto é marcado pela comemoração dos povos indígenas, o chamado Agosto Indígena. Sempre uma temática trabalhada na sua essência, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) vai realizar ações nas redes sociais e proporcionar conversas referentes aos povos originários.
Grande parte do material histórico preservado no Madp se encaixa na temática indígena, seu modo de vida, história e atualidade, a luta social e principalmente sua cultura. O Agosto Indígena se torna um mês reflexivo, sempre trabalhado com a proposta de encarar a realidade severa e retrógrada que o indígena vive no Brasil no Século 21.
Sendo assim, o mês vai abordar conteúdos com a temática das sociedades tradicionais do território brasileiro. Conversas com a proposta de levar a reflexão acerca da temática vão ser direcionadas às escolas da região, de forma remota, possibilitando um maior alcance de público. Os diálogos terão o propósito de levar um pouco sobre a cultura dos povos originários, sua trajetória e seus valores como sociedade.
Acompanhando as redes sociais do Madp, é possível desfrutar de trabalhos que já estão em andamento, materiais de origem indígena que abordam suas características, curiosidades sobre as culturas material e imaterial, exibindo perspectivas de crenças, vida social, artesanato e história.
O Museu, além de produzir diálogos sobre o Agosto Indígena, indica websites de alta relevância na temática, onde é possível pesquisar, ler e utilizar como instrumentos ricos em informações referentes aos povos indígenas.
Povos Indígenas no Brasil: pib.socioambiental.org
Conselho de Missão entre Povos Indígenas: https://comin.org.br
Por Giordano Toniazzo, estagiário em Jornalismo