Fidene/Unijuí firma parceria com a Dubai Alimentos para o desenvolvimento de produtos - Unijuí

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, firmou nesta quinta-feira, dia 5 de agosto, uma parceria com a Dubai Alimentos para o desenvolvimento de novos produtos à base de aveia.

A partir da execução de pesquisas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, serão desenvolvidos novos produtos derivados da aveia branca que, associada aos estudos de boas práticas de cultivo da espécie, vão fomentar a cadeia produtiva na região Noroeste do Estado. As pesquisas que nascem de uma parceria universidade-empresa têm resultados imediatos porque se transformam rapidamente em produtos que vão para o mercado.

“A Unijuí, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, dá um grande passo no sentido de fomentar a ciência e a inovação tecnológica a partir desta parceria. Pensando em fortalecer a cadeia da aveia, e principalmente a qualidade de novos produtos, teremos o desenvolvimento deste projeto que leva para dentro do Programa diversas atividades e ações, impulsionando pesquisas de elevado nível científico, comparadas aos principais países que desenvolvem tecnologias no mundo”, explicou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, professor doutor José Antonio Gonzalez da Silva.

Conforme explica o docente, a parceria com a Dubai Alimentos acontece há muito tempo e reforça a seriedade e comprometimento da Universidade na produção de ciência e tecnologia. “Ficamos felizes e honrados com a parceria. Sabemos dos processos que podem ser desenvolvidos e, sobretudo, da importância de formar profissionais cada vez mais qualificados, que trabalham pelo desenvolvimento regional”, disse.

Segundo o diretor da Dubai Alimentos, Dante Maurício Tissot, a parceria possibilitará o investimento em uma nova linha de produtos, sonho da empresa. “Mais uma vez a Unijuí se sobressaiu e entregou um projeto muito bem desenvolvido, com muita seriedade, que mostra o envolvimento de toda a equipe. É gratificante e nos leva a investir cada vez mais nesse trabalho”, afirmou.

A parceria reforça um dos propósitos da Universidade, que é unir esforços com as empresas, conforme lembrou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González. “Falamos da concretização de um objetivo a longo prazo, que busca ampliar os vínculos da Universidade, com base no conhecimento científico, com o mercado”, reforçou, lembrando que a Dubai Alimentos é uma das empresas mais importantes do mercado e foi inclusive reconhecida, junto com outras 62 empresas, para receber o 49º Prêmio Exportação RS, no mês de setembro, por seu desempenho de destaque no cenário exportador. “É importante ter este vínculo com a Dubai, para que possamos trabalhar em conjunto, em prol do desenvolvimento da região”, reforçou.

Representando a Unijuí, participaram do encontro a reitora, professora Cátia Maria Nehring; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, professor José Antonio Gonzalez da Silva; a coordenadora de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Fabiana Simon;  a coordenadora do curso de Farmácia, professora Christiane Collet; e a mestranda em Sistemas Ambientais, Amanda Klidzio Polanczyk. Pela empresa, estiveram o diretor Dante Mauricio Tissot e Marcos Antônio Trevizan.