Ciência para Todos Unijuí 2 terá ampla programação aberta à comunidade - Unijuí

Ciência para Todos Unijuí 2 terá ampla programação aberta à comunidade

Evento é promovido pela Fidene/Unijuí e acontece entre os dias 5 e 9 de julho

Ciência para Todos foi realizado pela primeira vez em 2019

A Fidene/Unijuí está organizando uma extensa programação para a próxima semana, quando acontece, de forma online, o Ciência para Todos Unijuí 2, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, busca promover ações de divulgação, educação e popularização da ciência para a comunidade regional, em especial para professores e estudantes da Educação Básica ao Ensino Superior.

De segunda a sexta-feira, diferentes projetos de extensão, desenvolvidos na Universidade, estarão em destaque com atividades na Mostra Científica Virtual. Transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, a Mostra não necessita de inscrição prévia.

Um exemplo é o Projeto de Extensão Energia Amiga que vai explorar os equipamentos eletrônicos e explicar como acontece o cálculo do consumo de energia elétrica. Também vai trabalhar a logística reversa de lâmpadas, equipamentos eletrônicos e pilhas.

Já o Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação vai realizar uma formação com o tema “Desenvolvendo aplicativos com scratch”. O público poderá acompanhar desde a introdução à ferramenta, passando pela criação do primeiro protótipo, adição de funcionalidades, até a finalização do jogo avançado.

Durante o Ciência para Todos também será possível conhecer o Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais, que vai trabalhar temas como Aplicativos na Educação, Inovação e Tecnologia e Como usar os Apps MathGo e PortGo. Haverá lançamento de desafio e entrega de premiação do desafio MathGo.

O evento vai contar com uma mostra da 1ª Feira Estadual de Matemática, que aconteceu de forma online, e também lançar as inscrições para a segunda edição do evento, que acontecerá de 4 a 5 de novembro. As atividades fazem parte do Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, que também promoverá uma oficina abordando a matemática e a fotografia.

O Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro vai apresentar a história de mulheres que se destacam nas Ciências Exatas e Engenharias e resgatar um pouco do trabalho que foi desenvolvido junto às escolas.

Enquanto isso, o Projeto de Extensão Física para Todos vai propor experimentos de mecânica, eletricidade e magnetismo; de óptica e lançamento de foguetes. Também vai realizar uma palestra sobre “A física e os acidentes de trânsito” e uma exposição sobre astronomia e o nosso lugar no universo.

Para conferir a programação completa, basta acessar o endereço bit.ly/cienciasparatodos.

Escolas podem se inscrever em oficinas

Na mesma página do Ciência para Todos, é possível ter acesso e se inscrever nas oficinas ofertadas através do Salão do Conhecimento - um dos maiores eventos institucionais de divulgação da produção em extensão e pesquisa, que será realizado entre os dias 26 e 29 de outubro pela Unijuí.

Desde o mês de junho, até o final deste mês, são ofertadas oficinas pelos Projetos de Extensão Prematuros; Educação em Saúde; Atenção à Pessoa com Deficiência; Cidadania para Todos; Regularização Fundiária Urbana; Conflitos Sociais e Direitos Humanos; Rádio Tecnologias e Empreendedorismo na Escola; Gestão Social e Cidadania; Traças digitais; Meninas Digitais; Programe o seu Futuro e Rede Leite.