Estudantes aprendem sobre a independência financeira em FPP - Unijuí

Estudantes aprendem sobre a independência financeira em FPP

Professora Maria Margarete durante aula da disciplina

Já imaginou aprender a planejar suas finanças e a ter escolhas financeiras mais conscientes durante a sua graduação, na Universidade? Na Unijuí isso é possível, independente do curso que você escolha fazer. Uma das novidades da Graduação Mais, as disciplinas de Formação Pessoal e Profissional (FPP), têm proporcionado conhecimentos diversos aos estudantes. Entre as disciplinas ofertadas está a de Educação e Independência Financeira, que teve a sua primeira turma neste semestre.

Mais de 70 estudantes participaram da FPP que trabalhou comportamentos orientados às escolhas financeiras, hábitos de consumo, consumismo, endividamento, planejamento financeiro pessoal ou organizacional, poupança, equilíbrio e independência financeira. “Durante a disciplina, abordamos estes temas a partir de atividades de autoconhecimento com diagnóstico de perfis de comportamentos, teste de perfil financeiro, análise de cenários, roda do equilíbrio financeiro e planejamento financeiro”, explicou a professora responsável pela disciplina, Maria Margarete Baccin Brizolla.

Segundo a docente, a avaliação desta primeira turma é bastante positiva. “A disciplina trouxe conceitos que vão auxiliar os acadêmicos a definir seus objetivos financeiros e a planejar o destino de suas rendas. Além disso, com a FPP foi possível desenvolver habilidades e atitudes que permitem a formação de um profissional com competências cognitivas e operacionais, capaz de resolver problemas reais."

A estudante Vanessa Hamp Knebel Martins, do curso de Administração da Unijuí, destacou que durante a disciplina pode compreender que a educação financeira é a base para começar a planejar o seu dinheiro de forma correta e eficaz. “A FPP não consiste apenas em aprender a economizar, mas, sim, a tomar as melhores decisões financeiras para você conquistar seus objetivos.”

Já o acadêmico Augusto Eduardo Sisti, do curso de Engenharia de Software, disse que é muito importante saber como administrar as próprias finanças. “Com esta matéria adquirimos conhecimento para sabermos organizá-las da melhor forma, buscando tomar sempre a melhor decisão, não só na hora de economizar, mas também na hora de fazer investimentos, para alcançarmos nossos propósitos”, disse.