Estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda resgatam histórias no Parque da Pedreira - Unijuí

Estudantes do Projeto Integrador “Comunicação e Cidadania”, dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unijuí, estão desenvolvendo junto aos moradores do Parque da Pedreira o projeto “Autores de um legado, história da nossa comunidade”, sob orientação da professora Marcia Formentini, com apoio da coordenadora da Estação Cultura e Cidadania do Parque da Pedreira, Simone Batezini Friederichs. “O Projeto Integrador Comunicação e Cidadania tem como proposta o desenvolvimento de atividades de comunicação comunitária. Diante disso, os acadêmicos planejaram uma ação com o objetivo de resgatar e registar histórias de vida dos moradores do Parque da Pedreira, narrativas essas que posteriormente poderão ser registradas em formato de livro”, explica a professora orientadora do projeto.

O projeto tem como objetivo valorizar a cultura através da escrita, do desenho e de outras maneiras de contar histórias, além de instigar o desenvolvimento de um legado na comunidade, narrada pelos próprios moradores. “A ideia na disciplina era pensar soluções de comunicação, ligadas também à cidadania, e aplicar no Parque da Pedreira”, comenta a acadêmica de Publicidade e Propaganda e também integrante do projeto, Mônica Taíza Mülhbaier. Sendo assim, a turma realizou diversas conversas para a decisão do que seria de fato feito, sendo uma delas com a coordenadora do parque, Simone. “Durante essas conversas, muitas ideias surgiram, mas como estamos em meio a uma pandemia, a ideia de produzir um livro com histórias dos moradores, que no início foi chamado de Livro Viajante, acabou ganhando força por ser algo que a turma toda gostou e que seria mais fácil de colocar em prática nesse momento”, acrescenta a acadêmica de Publicidade e Propaganda e também integrante do projeto, Aline Denise Gehrke.

Para participar do projeto, o integrante da comunidade deverá narrar um fato ou acontecimento que presenciou, seja consigo ou com sua família, desde que faça parte da história ou da cultura do Parque da Pedreira ou represente uma vivência no local. Esses fatos podem ser apresentados no formato de uma crônica, uma história, um poema, ou ainda desenho, pintura, fotografia, entre outras formas. Caso um morador queira produzir uma história, mas não é alfabetizado, um estudante poderá gravar o conto e, posteriormente, fazer a transcrição para o formato de texto. Assim, esse morador também poderá participar do projeto. É de livre escolha a identificação dos autores, podendo ser somente o primeiro nome ou em siglas, ou então optar por um pseudônimo. “Toda a produção dos materiais para divulgação na comunidade e planejamento de como seria essa divulgação e também distribuição dos materiais necessários para os moradores escreverem as histórias foram feitas de foram online pela turma”, comenta Aline.

Para divulgação do projeto foi produzido um flyer com informações importantes aos moradores, como o que será feito, como será feito e as regras para participar. Alguns estudantes estão participando de reuniões na Estação Cidadania e Cultura, junto ao parque, visando mobilizar a comunidade para se engajar nesta ação. “Valorizar a cultura, a história, fomentar o senso de pertencimento e a identidade dessa comunidade e fornecer visibilidade para ela”, afirma Mônica, é o maior objetivo da ação proposta pela turma.

Recebidos os textos, os estudantes, sob a orientação dos professores, farão uma curadoria das histórias para verificar se todas estão dentro do regulamento disponibilizado aos participantes. A partir do material selecionado (mínimo de 40 histórias), pretende-se organizar um livro físico ou digital, reunindo todos os contos que formam a identidade do Parque da Pedreira. “É importante para nós, comunicadores, trabalhar com públicos diversos. Esse projeto tem possibilitado termos contato com uma realidade que, por vezes, é diferente da nossa. É gratificante podermos contribuir com as pessoas dessa comunidade”, finaliza Mônica.

Por Usina de Ideias - Agência experimental do curso de Comunicação Social da Unijuí