Acadêmicas levam ações de Educação Ambiental às escolas - Unijuí

Acadêmicas levam ações de Educação Ambiental às escolas

As acadêmicas Lauren de Mélo, do curso de Biomedicina;  Luísa Taborda, do curso de Farmácia; Nadine Paré, do curso de Ciências Biológicas; e Vitória Schaffel, do curso de Nutrição; assumiram o desafio de desenvolver estratégias para trabalhar a educação ambiental em escolas, utilizando como tema gerador "composteira, horta, pomar e aproveitamento integral dos alimentos".

A atividade faz parte de um dos Projetos Integradores em desenvolvimento na Unijuí, “Estratégias de educação ambiental no espaço escolar sob o olhar de um PI”, que integram o novo modelo de cursos de graduação da Universidade, a Graduação Mais. Esse componente curricular tem como objetivo a construção de conhecimento aliando a teoria e a prática no desenvolvimento de soluções baseadas em um desafio real. Neste caso, o desafio foi encaminhado pela Escola Recanto da Esperança da Apae de Ijuí, Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz de Ijuí e Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, de Santo Ângelo.

O desafio conta com a mentoria do biólogo Alexandre Hüller e das professoras Irena Bielohoubek e Magali Chimelo Franco, além da supervisão das professoras Bruna Comparsi, Eilamaria Libardoni Vieira e Marli Dallagnol Frison. O Projeto Integrador está sendo assessorado pela Usina de Ideias da Unijuí, que planeja e desenvolve os produtos.

A convite do Instituto Odão Felippe Pippi, as estudantes participaram de uma roda de conversa online, apresentando os objetivos e os produtos que estão sendo planejados para serem entregues às escolas demandantes. Participaram da atividade professores, pais e alunos da escola e, após a apresentação do projeto, o bate-papo oportunizou a troca de conhecimentos e a qualificação dos materiais que estão sendo desenvolvidos sobre a horta e o pomar, aproveitamento de alimentos e compostagem.

A professora Irena destaca que o Projeto Integrador alavanca ideias sobre a Educação Ambiental, incentivando atitudes que propiciam o acesso a uma dimensão do conhecimento que poderá mudar comportamentos dos estudantes e educadores. Esse trabalho faz com que se desenvolva a sustentabilidade ecológica e o equilíbrio ambiental.  O professor Milton Gerhartt, na abertura da roda de conversa, ressaltou a importância da construção de propostas inovadoras com o tema Educação Ambiental e a aproximação dos acadêmicos com a escola, o que vai impulsionar a relação de construção de conhecimentos com a Universidade.

A avaliação também é positiva entre as acadêmicas. Segundo Vitória Schaffel, sua experiência no projeto contribuiu para o seu crescimento pessoal. “Trabalhar com espírito de equipe foi o nosso grande diferencial, pois buscamos sempre mais e melhor. Agradeço de coração às escolas, às professoras e mentores que, com certeza, são fundamentais para a consolidação desse projeto”, disse. Nadine Paré conseguiu, nesta vivência, potencializar suas habilidades, como criatividade, comunicação e espírito de equipe. “Aprendi a resolver o problema em grupo e fiz novas amigas. Trabalho incrível, onde unimos a alimentação com a sustentabilidade, ampliando nossos talentos para ajudar a comunidade. A gratidão a todos que contribuem para nosso progresso só aumenta.”

Para Lauren Melo, 2021 será um ano que ficará para sempre em sua memória. “Neste projeto trabalhamos de maneira multidisciplinar. Conseguimos, de forma conjunta, estudar sobre sustentabilidade, educação ambiental, aproveitamento integral dos alimentos, pomar e compostagem. Tal estudo sempre ficará marcado em nossas memórias, pois estamos conseguindo  conscientizar alunos e famílias sobre os impactos ambientais.” Luísa Taborda ressalta que o Projeto Integrador é uma vivência incrível. “Aprimorei meus conhecimentos, fiz amizades. Foi uma experiência e um momento de interação e aprendizagem com colegas, professores e com as escolas que nos desafiaram a fazer esse estudo e a prática”, afirmou.