Projeto de Extensão Energia Amiga promove lives aos alunos do Ensino Fundamental - Unijuí

Com o intuito de levar às crianças e jovens conhecimentos sobre energia elétrica, o Projeto de Extensão Energia Amiga, da Unijuí, realizou nesta segunda-feira, dia 24 de maio, a primeira de uma série de três lives. As transmissões têm o intuito de promover a interação com os mais de mil alunos do Ensino Fundamental inscritos no projeto.

Na primeira live, os estudantes receberam informações sobre o uso consciente da energia elétrica, dicas de segurança e, principalmente, orientações sobre a logística reversa de lâmpadas. No segundo encontro, agendado para acontecer na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, eles receberão informações sobre pilhas e equipamentos eletrônicos. A live pode ser acompanhada das 8h às 10h ou das 14h às 15h30, no canal do Youtube do projeto.

Durante este processo, vamos estimular que os alunos realizem a coleta destes materiais. Vamos estabelecer um cronograma de descarte nos pontos de coleta, para que eles conheçam estes espaços, falem sobre eles, e passem a realizar a destinação correta dos materiais mesmo após o fim do projeto”, explicou a professora Caroline Radüns, coordenadora do projeto, lembrando que uma terceira live será realizada no dia 14 de junho, das 14h às 15h30, onde será divulgada a turma que teve mais destaque neste movimento.

Também vamos lançar um desafio, que vai ir para a sua quarta edição, de produção de desenhos e, desta vez, de projetos. Os alunos vão desenvolver trabalhos abordando a temática da logística reversa e de alguma forma descrever como foi este projeto, o que absorveram e o que eles viram durante a atividade que poderia melhorar. As escolas poderão inscrever trabalhos até o mês de julho e, em setembro, teremos a divulgação dos trabalhos que mais se destacaram”, reforçou a professora.

De acordo com Caroline, antes da realização das lives, os professores são contatados para que entreguem aos alunos um livreto da ação.

Desde 2017, quando teve início, o Projeto Energia Amiga desenvolve ações com estudantes do Ensino Fundamental, visando disseminar os conceitos sobre consumo consciente da energia elétrica, uso seguro das instalações elétrica e resíduos tecnológicos. As atividades passam por diálogos, experimentos práticos, concurso de desenho e a doação de livros da Coleção Descobrindo a Eletricidade.

Links para acesso às próximas lives:

Dia 31 de maio, das 8h às 10h

Dia 31 de maio, das 14h às 15h30