Projeto HackaTruck é apresentado aos estudantes de Ciência da Computação e Engenharia de Software - Unijuí

Ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 24 de maio, o lançamento do projeto HackaTruck MakerSpace aos acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí. A iniciativa é a mais recente conquista da Unijuí, que formalizou um convênio com as gigantes IBM, Apple e Mercedes, na última semana.

A área da Computação é uma das mais antigas do Estado. Nosso curso foi um dos primeiros a ser criado no interior do Estado e, durante a trajetória de mais de 30 anos, temos firmado diferentes parcerias, com o intuito de qualificar o ensino – agora também com o curso de Engenharia de Software. A IBM, em parceria com a Apple, Mercedes e outras empresas, possui este laboratório itinerante, instalado em um caminhão, o HackaTruck, constituído como um makerspace - um espaço onde os estudantes criam e desenvolvem protótipos relacionados aos temas estudados”, explicou o professor Edson Luiz Padoin, responsável por concretizar a parceria.

Após o lançamento - que contou com palestra do líder de Parcerias Educacionais e Pesquisa & Desenvolvimento da IBM, Luis Flávio da Silva, os estudantes tiveram acesso a um código, para realizar a inscrição no projeto. Nesta primeira etapa, os acadêmicos realizam uma qualificação online, usando o laboratório virtual da IBM, onde vão começar a trabalhar com a linguagem Swift, de desenvolvimento de softwares e de aplicativos da Apple. “Após o segundo módulo, acontece uma seletiva onde teremos duas turmas com 35 vagas. Nesta etapa, os estudantes poderão acessar supercomputadores que a IBM têm nos Estados Unidos, a exemplo do supercomputador Watson, que é um dos maiores projetos de Inteligência Artificial. Por fim, para a terceira etapa, serão selecionados os 28 estudantes melhores qualificados, que poderão participar do espaço maker”, explicou o professor Padoin, lembrando que a vinda do caminhão depende da situação epidemiológica do Município, por conta da covid-19.

De acordo com o docente, o projeto gerou expectativa entre os estudantes, não apenas pela experiência, mas pela oportunidade de terem contato com as grandes empresas. “Hoje, fala-se em ‘apagão’ da Tecnologia da Informação (TI). A expectativa da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, é que tenhamos uma demanda de 70 mil vagas ao ano até 2024, sendo que hoje temos 46 mil formandos ao ano. Os estudantes já enxergam estas parcerias como uma oportunidade. Lembrando que as vagas existentes na área da Computação não estão apenas no Brasil, mas em outros países”, explicou Padoin.