Convidada fala sobre Comunicação no Terceiro Setor aos estudantes da Unijuí - Unijuí

Convidada fala sobre Comunicação no Terceiro Setor aos estudantes da Unijuí

Na última sexta-feira, dia 21 de maio, a disciplina do Projeto Integrador: Assessoria de Comunicação, ministrada pela professora Márcia Formentini, contou com a participação especial da coordenadora de Comunicação da Aapecan - Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, Valéria Moreira da Cunha, que abordou a temática “Comunicação no Terceiro Setor: Assessorar para Fortalecer”.

Valéria iniciou sua fala abordando a importância da comunicação no terceiro setor para que a organização se mantenha, fortalecendo e estimulando ações solidárias, levando em conta o autoconhecimento da organização e garantindo um feedback positivo, já que este cenário social engloba todas as atividades de utilidade pública, trazendo benefícios para a sociedade por meio de um produto ou serviço que reduza as desigualdades sociais e melhore as condições de vida.

Por não haver investimento por parte das organizações em ações de comunicação, os profissionais que atuam no setor usam a criatividade, parceria, indução e relacionamento com a mídia para divulgação da marca. Além disso, a coordenadora de Comunicação destaca que o briefing precisa cumprir a missão de apoio da organização e auxiliar na busca por contribuintes, focando em atender o público-alvo, que são usuários que recebem o amparo e doadores.

De acordo com a palestrante, a Comunicação deve ser pautada pelo diálogo e troca de experiências, comunicando uma causa. “Diante do desafio de gerar visibilidade, fortalecimento e sustentabilidade financeira às organizações da sociedade civil, o posicionamento da marca e da Comunicação são ferramentas indispensáveis para o fortalecimento da imagem da organização e para a atração de investidores.”

A coordenadora ressalta que é essencial pensar em novos formatos de comunicação, sensibilizando a sociedade para causas defendidas pela organização, gerando resultados para sustentabilidade financeira e construindo a imagem e reputação. “Além de comunicar a causa, é necessário, conectar às causas, criar diálogos na sociedade, experiências, emocionar, sensibilizar, engajar e fortalecer a imagem da organização.”

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo