Depois de quatro dias intensos de debates, o 8º Congresso Internacional em Saúde chegou ao fim na noite desta sexta-feira, dia 21 de maio, com a 5ª Jornada do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e com a apresentação dos trabalhos que mais se destacaram durante a semana.
Doutora em Atividade Física e Saúde e pós-doutora em Retinopatia Diabética, Julia Matzembacher dos Santos foi convidada para palestrar sobre “O impacto do estrogênio ambiental e do exercício físico na captação de glicose, resistência à insulina e no desenvolvimento de diabetes tipo 2”. Ela antecedeu a fala da doutora em Enfermagem, Edvane Birelo Lopes de Domenico, que abordou o “Cuidado integral, interdisciplinar e baseado em evidências científicas: desafios contemporâneos”.
“Diabetes é uma doença crônica que ocorre por dois motivos: pela incapacidade do pâncreas de produzir insulina suficiente ou pela incapacidade de as células utilizarem essa insulina que o pâncreas produz. Normalmente o pâncreas secreta insulina e algumas células, as células-alvo. A insulina se liga ao receptor, que ativa uma cascata de reações, facilitando o transporte da glicose. No caso do diabetes tipo 1 isso não acontece. O pâncreas não consegue secretar insulina suficiente para que haja o transporte da glicose”, explicou a Julia, lembrando que, no caso do diabetes tipo 2, que corresponde à maioria dos casos no mundo, inicialmente o pâncreas produz insulina, mas por algumas razões, essa insulina não consegue ativar o transporte de glicose.
Conforme explicou a palestrante, estes dois tipos promovem a hiperglicemia, que afeta outros órgãos do corpo, e esse é o problema do diabetes. “Vários órgãos vitais são afetados pela hiperglicemia crônica. Esse estado pode causar perda da visão, disfunção renal, problemas cardíacos e hipertensão, ou até a morte”, ressaltou a convidada.
O Congresso Internacional em Saúde foi promovido pela Unijuí por meio dos Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Atenção Integral à Saúde (Unijuí-Unicruz); Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Direitos Humanos; Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação nas Ciências e Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e pelos cursos de graduação em Medicina, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas e Gastronomia; em parceria com a Universidade do Minho, em Portugal.
Confira a última noite do evento: