HackaPower conta com equipes da região, diferentes estados e da Letônia - Unijuí

HackaPower conta com equipes da região, diferentes estados e da Letônia

Maratona de equipes teve início na tarde desta sexta-feira, dia 21, e segue até o domingo

Três desafios na área de energia foram apresentados na tarde desta sexta-feira, dia 21 de maio, às 20 equipes que participam da maratona HackaPower - Transformando Ideias em Soluções. O evento, que conta com participantes da região, de outros estados e até da Letônia, terá sua finalização na tarde do domingo, com a apresentação das soluções desenvolvidas. A maratona é online e pode ser acompanhada pelo canal da Criatec no Youtube.

“As equipes irão propor soluções tecnológicas para desafios do setor de energia, abordando tópicos de energias renováveis e redes elétricas inteligentes - ou smart grids”, explicou um dos coordenadores do evento, professor Peterson Avi, lembrando que a maratona tem o intuito de promover a inovação.

Ele explica que, no primeiro desafio lançado, é necessário resolver um problema de gerenciamento de demanda, a partir do cenário de concessionárias de energia, no que diz respeito a picos de carga. Já o segundo envolve um problema de fomento da cadeia de valor do biogás. E o terceiro desafio aponta um problema no pós-venda em relação à energia fotovoltaica. Cada equipe deve escolher um problema.

Direcionada a estudantes, startups, empresas de engenharia e tecnologia da informação (TI), a HackaPower é uma verdadeira vitrine para os profissionais que desejam expandir seu networking. “A maratona oportuniza que os participantes vivam a experiência de sair da ideia para a construção de uma solução, e permite que as equipes participem de oficinas de negócios, que vão ser disponibilizadas ao longo do evento”, explicou o professor, citando como exemplo as oficinas de Design Thinking e Pitch.

Outro diferencial é que os participantes contam com o apoio de mentores, experts nas áreas de energia, tecnologia da informação e negócios. “Sem falar que as equipes têm a possibilidade de levar os prêmios em dinheiro - de R$ 7 mil, R$ 3 mil ou R$ 1 mil; e de serem incubadas após a maratona”, completa Peterson.

A HackaPower acontece por meio de uma parceria entre a Unijuí - através da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) e projeto Cidades Inteligentes; Sebrae e Projeto Empreenda +; e o Programa Inova RS - Noroeste e Missões, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O evento conta com patrocínio da Ceriluz, DeLorenzo do Brasil, Hidroenergia, Procellecorp, Sicredi, SolarView, Sole Engenharia Solar, BiogásBrasil - executado com Gef e Unido, e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.