Seguindo protocolos e medidas de segurança, Unijuí realiza formaturas presenciais - Unijuí

Atendendo às orientações de enfrentamento à covid-19, presentes nos decretos municipal e estadual, a Unijuí realizou, no último fim de semana, cerimônias de colação de grau de forma presencial, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.

Na sexta-feira, dia 29 de janeiro, colaram grau estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Química, que tinham suas formaturas agendadas para 8 de agosto de 2020. Em razão da pandemia, o ato aconteceu de forma online. Já no sábado, formaram-se acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, concluintes do segundo semestre de 2020.

Diferente das tradicionais cerimônias que eram realizadas no Salão de Atos, nestas, mudanças significativas ocorreram, a fim de garantir a segurança de todos os estudantes, familiares e profissionais presentes. Com capacidade para cerca de 600 pessoas, o Salão de Atos recebeu apenas 200, para que o distanciamento social fosse garantido. Poderiam permanecer próximos apenas familiares. O uso de máscara foi obrigatório, assim como o uso de álcool em gel. Os convidados e formandos tiveram a temperatura aferida. Os colaboradores fizeram uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e houve intervalo de uma hora, para higienização, no sábado, quando duas formaturas foram realizadas no mesmo dia.

“Até mesmo no palco, tivemos uma redução no número de pessoas. Participaram da mesa paraninfos, coordenador de curso e reitora. Nós sabemos que o momento é complicado, que há um grande número de casos de covid-19, ainda, e por isso estamos simulando o retorno das formaturas de forma presencial. O fim de semana que passou e os dias 6, 12 e 13 de fevereiro, quando teremos cerimônias de colação de grau, servirão para que possamos avaliar se é seguro voltarmos com este ato solene. Não há garantia de que voltaremos definitivamente com as formaturas presenciais a partir de agora”, explicou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.

Conforme explica a reitora, a realização das solenidades atende ao desejo dos acadêmicos e familiares, já que muitos planejam a realização da formatura, com a contratação de empresas especializadas, durante todo o curso. Por isso, desde o mês de dezembro, vem sendo estudado um protocolo com as empresas, formandos e familiares, para buscar viabilizar a realização dos eventos de forma presencial.

“Lembrando que a colação de grau é um ato acadêmico, não uma confraternização. Neste final de semana tudo transcorreu dentro do planejado, com muita segurança e todos atendendo às determinações”, reforçou a reitora. O retorno às aulas, de forma presencial, também está sendo avaliado de acordo com o cenário da pandemia e os decretos que são publicados pelos governos estadual e municipal. “Estamos trabalhando com a possibilidade de ter o retorno presencial, de forma gradual e escalonada, entre cursos e turmas, a partir de fevereiro, mantendo algumas disciplinas online. Mas, para isso, precisamos ter segurança e certa tranquilidade. Não sabemos o que a pandemia nos reserva pela frente. A vida de todos está em jogo e é pensando nisso que tomaremos a nossa decisão, com muito cuidado e rigor”, reforçou a reitora.