Em edital lançado nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou os prazos do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o 1º semestre de 2021. Com a mudança, quem foi pré-selecionado na 1ª chamada tem até o dia 3 de fevereiro para garantir a bolsa, ao comprovar as informações cadastradas no ato da inscrição. Antes da prorrogação, o prazo seria encerrado na quarta-feira, dia 27.
Já o resultado da 2ª chamada será divulgado no dia 8 de fevereiro, e não mais no dia 1º. Quem for pré-selecionado terá prazo de 8 a 24 de fevereiro para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição.
Para quem não foi pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas, ainda é possível disputar uma bolsa de estudos por meio da lista de espera. O novo prazo para que os inscritos manifestem interesse em participar dessa última etapa de seleção é de 1º a 2 de março. O resultado da lista de espera do Prouni será divulgado no dia 5 de março. O período para comprovar as informações é de 8 a 12 de março.
É importante lembrar que a bolsa de estudos só estará garantida após a comprovação de que o pré-selecionado atende aos critérios do programa. Portanto, o pré-selecionado em qualquer uma das etapas do processo de seleção do Prouni deve ficar atento aos períodos estabelecidos no novo cronograma para apresentar os documentos exigidos. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará na reprovação do candidato.