Unijuí realiza diálogo com professores de escolas públicas e privadas sobre a educação durante a pandemia - Unijuí

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Na tarde desta quarta-feira, dia 29, a Unijuí promoveu um diálogo online entre professores de escolas públicas e privadas e as docentes do curso de Psicologia da Unijuí, Amanda Sehn e Solange Schorn. A proposta foi estabelecer contato com os professores, compreendê-los e conversar sobre os novos desafios impostos por esse período de pandemia.

As professoras ressaltaram a importância de haver essa preocupação com a saúde e com o fazer dos educadores neste momento delicado e que provocou tantas mudanças na vida e, por consequência, na educação. Um dos pontos abordados foi o fato das casas terem se tornado salas de aula e das famílias estarem ainda mais implicadas no processo educativo. “Hoje há uma mistura muito grande entre o público e o privado, os professores tiveram que “entrar” na residência dos estudantes, mas também as famílias dos professores foram afetadas com toda essa mudança gerada pela pandemia”, pontua a professora Solange Schorn. 

Neste momento, uma das questões colocadas pelos professores foi em relação à sobrecarga de trabalho. Em relação a isso, a professora Amanda Sehn coloca que levar o trabalho para dentro de casa faz com que alguns limites se percam e isso acaba gerando essa sensação de sobrecarga. Ela destaca ainda que a tecnologia cada vez mais presente também contribui para todos se manterem conectados o tempo todo.

Em relação ao retorno, a professora Solange acredita que não há fórmula pronta ou uma maneira certa para voltar, mas deve ser considerada de forma fundamental a questão do acolhimento de alunos e também de professores. “Não temos respostas, mas temos ferramentas, a principal delas é a questão pedagógica, o resgate da relação entre professor e aluno, pela via do afeto, da empatia, é aí que vamos conseguir retomar as nossas atividades”, afirma. Para a professora Amanda Sehn, a pandemia traz outro ponto interessante, que é a possibilidade de aproximar as questões de saúde mental do espaço da escola, para que ela também possa ser um espaço para a promoção da saúde mental, para que exista diálogo sobre essas questões. 


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