Ciclo de Formação abordou a escrita acadêmica para auxiliar bolsistas em submissões de trabalhos em eventos - Unijuí

Nesta segunda-feira, dia 01, ocorreu por transmissão ao vivo, o evento que faz parte do Ciclo de Formação para Bolsistas de Iniciação Científica. O evento contou com a participação da professora do curso de Letras, Taise Possani, que buscou contribuir com a escrita acadêmica dos bolsistas do Projeto de Pesquisa e Extensão, entre outros projetos e programas de bolsas desenvolvidos na Universidade.

No evento foi realizada uma exposição com o título: "Escrita Acadêmica: produção de resumo, resumo expandido e artigo". O objetivo foi contribuir com os estudantes para a escrita de resumos e artigos a partir de suas experiências nos projetos, bem como qualificá-los para a submissão de trabalhos de sua autoria no Salão do Conhecimento, que encerra as inscrições no dia 20 de julho.

Taise Possani destaca os assuntos debatidos durante o evento: “abordei temas como as características da escrita acadêmica em relação à escrita em outros contextos, o papel da escrita acadêmica na universidade para a socialização do conhecimento científico, bem como de pesquisas e ações realizadas pelos projetos. Também abordei questões como as características dos gêneros acadêmicos, entre eles o resumo ou abstract, o resumo expandido e o artigo, explicando para os estudantes bolsistas sobre suas estruturas, forma de organização da linguagem e propósito. A escrita acadêmica é um viés de pesquisa junto à área de Letras e Linguística”, salienta a professor. “Tivemos uma boa participação no evento, muitos bolsistas estavam presentes. Tivemos também um retorno positivo por parte deles dessa temática e forma de abordagem”, complementa.

As participações nos Ciclos acontecem de forma gratuita e tem como objetivo alavancar o conhecimento destes estudantes sob diversos assuntos que possuem relação com as atividades desenvolvidas nos Projetos.