Há mais de seis décadas a Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul viu crescer as estruturas de uma faculdade que representava o desejo de um povo pelo desenvolvimento. Dali em diante, essa estrutura se tornou a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, a Fidene. Essa história foi crescendo e conquistando cada vez mais espaços. Neste ano, mais um capítulo dessa história é escrita.
Pelo quinto ano, sendo o quarto ano de forma consecutiva, a Fidene/Unijuí conquista o Prêmio de Responsabilidade Social, desta vez referente ao Balanço Social 2018. A premiação é concedida pela Assembleia Legislativa do Estado e reconhece projetos voltados ao bem-estar social e à preservação do meio ambiente. A cerimônia de premiação será no dia 27 de novembro no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Estado.
O Balanço Social do ano de 2018, premiado pela Assembleia Gaúcha, apresentou dados importantes para a comunidade. Naquele ano foram mais de R$ 10,5 milhões investidos em projetos, ações e contribuições para a sociedade, mais de R$ 28 milhões destinados para bolsas educacionais, cerca de 15.970 benefícios concedidos e mais 66 mil pessoas diretamente beneficiadas pelos projetos desenvolvidos na Instituição.
A professora Cátia Maria Nehring, Presidente da Fidene e Reitora da Unijuí, lembra que a Fidene nasceu com o propósito de contribuir com o desenvolvimento do Noroeste Gaúcho e este prêmio materializa o propósito da Instituição a partir da transformação das pessoas. “Receber o prêmio de Responsabilidade Social pela quinta vez e quarta consecutiva, nos orgulha e materializa todo o trabalho desenvolvido pela Fidene e suas mantidas, considerando questões sociais, ambientais e de sustentabilidade. É crível comemorar esse resultado positivo, levando em conta a demanda potencial, a aderência às condições de cada área de conhecimento e às expectativas da sociedade, fatores estes capazes de consolidar e avançar o projeto chamado Fidene”, comenta.
O Relatório Social e o Balanço Social da Fidene, referente ao ano de 2018, estão disponíveis neste link. Confira.
Sobre o prêmio
Instituições de diversas categorias protocolam o Balanço Social, documento produzido anualmente, para concorrerem ao prêmio. A comissão do Prêmio se baseia nele para conceder a premiação. As instituições que atingem um índice estabelecido, ganham o certificado. Dentro desses certificados, 20% dos melhores índices ganham a medalha. E, a que teve melhor desempenho, ganha o troféu, que é o caso da Fidene. A Fundação desde 2001 atinge o índice necessário para receber o certificado, tendo ganho em 2015 a medalha e em 2006, 2016, 2017, 2018 e, agora, 2019 a premiação máxima.
O Prêmio de Responsabilidade Social é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e as seguintes organizações da sociedade civil:
A Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), o Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS), o Conselho Regional de Contabilidade RS (CRC/RS), a Federação das Entidades Empresariais do RS (Federasul), a Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), a Federação das Indústrias do RS (Fiergs), a Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), a Organização Parceiros Voluntários, Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Sindicato e Organização das Cooperativas RS (Ocergs/Sescoop).