O Corede Noroeste Colonial realizou, nesta quinta-feira, 15, Assembleia para dar início ao processo da Consulta Popular. O evento, que foi realizado no Auditório da Sede Acadêmica da Unijuí, contou com presença de represente de várias organizações, instituições, das administrações municipais, do Codemi e dos Comudes.
Também estiveram presentes, representando o governo estadual, Evandro e Rosângela, do Departamento de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Governança, Gestão e Estratégias. Eles apresentaram ao público sobre as Diretrizes e o Regimento Interno da Consulta Popular. Também falaram sobre os seguintes temas: “governança e gestão”, “sociedade com qualidade de vida” e “desenvolvimento empreendedor”.
No encontro ocorreram algumas deliberações, baseadas em três eixos principais: desenvolvimento da agropecuária, assessoria para micro e pequenas empresas e controle da qualidade da água. Essas diretrizes serão pauta nas Micro Assembleias Regionais, nas seguintes datas e locais:
- 20/08, 14h, em Ajuricaba, no Centro de Convivência, também com a presença de representantes da comunidade de Nova Ramada.
- 20/08, às 19h, em Panambi, com representantes de Condor e Pejuçara, tendo como local a Câmara de Vereadores.
- 21/08, às 19h, em Augusto Pestana, na sala de reuniões da Prefeitura, com a presença de representantes de Augusto Pestana, Jóia e Coronel Barros.
- 22/08, a Assembleia será realizada em Ijuí, às 19h, na ACI.
Assembleia deliberou, ainda, que a proposta que tiver maior votação receberá 60% do valor e a segunda mais votada 40%. O valor da Consulta é de R$ 628.571,43 para o Corede Noroeste Colonial.
Cadeia do Leite
Na terça-feira, dia 13, o Conselho Regional de Desenvolvimento Noroeste Colonial realizou, na Sala de Reuniões da Criatec, reunião setorial da agricultura. Na oportunidade será debatida a “Realidade e perspectivas da bacia leiteira do Noroeste Colonial”.