Estudantes da Unijuí se preparam para iniciar os estudos no exterior - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes da Unijuí se preparam para iniciar os estudos no exterior

             

O próximo semestre será diferente para um grupo de 14 estudantes de graduação da Unijuí, pois eles participarão do programa de intercâmbio acadêmico em universidades parceiras no exterior. O grupo se encontrou para uma reunião de orientação e assinatura do Termo de Compromisso de Estudos no Exterior, promovida pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI). Na ocasião, esteve presente a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, que conversou com os intercambistas sobre essa oportunidade que a Universidade proporciona e chamou a atenção para o papel deles como representantes da Unijuí no exterior. Além das orientações e esclarecimentos fornecidos pelo ERI, os futuros intercambistas puderam ouvir a experiência dos estudantes Jaderson Moura, Natalia Pereira e Mathias Berwig, que realizaram intercâmbio em Portugal e na Polônia, respectivamente.

Alguns estudantes já começam seus estudos no exterior no mês de agosto, outros ainda estão em processo para obtenção do visto de estudos. A seguir, segue relação dos intercambistas, a instituição de destino, bem como as perspectivas em relação aos estudos no exterior:

Airton Cristiano Viebrantz, Letras, UMCS, Polônia

“Viver a experiência de um intercâmbio, ter contato com diferentes culturas e adquirir um maior domínio de uma língua estrangeira sempre foram meus maiores desejos desde a infância. Depois de anos imaginando que este seria um sonho distante, percebi que ele poderia ser alcançado facilmente com o auxílio da Unijuí, e desde então, aguardo ansiosamente para vivenciar o que vim planejando a vida toda. Por fim, espero que além dos desejos que já citei, este intercâmbio possa oferecer muitas outras experiências a fim de contribuir com a minha formação enquanto indivíduo”, Airton C. Viebrantz.

Ariel Cargnelutti Goi, Direito, UMCS, Polônia

“A oportunidade de fazer intercâmbio no exterior é a chance de se conectar com outras línguas, culturas e conhecimentos. É aceitar um desafio que proporcionará não só conhecimento intelectual, mas também pessoal e profissional. Além de aprimorar o inglês, o intercâmbio na Polônia poderá me proporcionar aprender o idioma local (Polonês), o que me deixa bastante animado. Para mim, poder viver e conviver com a cultura de um dos lugares que sempre vi em livros e filmes de história, é algo fascinante. Estou muito ansioso por viver esta experiência”, Ariel C. Goi.

Cristhian Régis Staudt Finckler, Administração, IPLeiria, Portugal

"Fazer intercâmbio significa a realização de um grande sonho para mim. Ter a possibilidade de conhecer um novo país, me aprofundar em uma cultura diferente e unir conhecimentos é o que mais me motiva!", Cristhian R. S. Finckler.

Deise Aline Martins de Aguiar, Administração, UNAE, Paraguai

“É uma grande oportunidade de aprender outro idioma, conhecer outra cultura e ver o Brasil por outro ângulo. Mas, principalmente, é uma oportunidade de crescer como pessoa”, Deise Aline M. de Aguiar.

Gabriel Nervis, Direito, Universidade do Porto, Portugal

“Busquei fazer parte do programa de mobilidade da Unijuí, pois acredito que com essa oportunidade poderei ampliar meus conhecimentos nos âmbitos profissional e pessoal. Estudar na Universidade do Porto, uma das mais renomadas instituições de ensino da Europa, e ter contato com pessoas e culturas de diversas partes do mundo, certamente impactará positivamente em minha vida”, Gabriel Nervis.

Gabriela Bester Przybitowicz, Direito, UMCS, Polônia

“Para mim, a realização deste intercâmbio é uma grande possibilidade de enriquecimento cultural e pessoal. Minha família é de origem polonesa e sempre procurou introduzir costumes da etnia durante a minha criação, portanto, será uma experiência única viver na Polônia durante um semestre”, Gabriela B. Przybitowicz.

                     

Ivana Giordani Cassol, Administração, IPLeiria, Portugal

“Através dessa oportunidade única de vivência no exterior pretendo aperfeiçoar meus conhecimentos e aproveitar ao máximo esse crescimento, que é algo único e impagável!”, Ivana G. Kassol.

João Guilherme Cardoso Gomes, Jornalismo, IPLeiria, Portugal

“Refletindo sobre a vida de universitário, os ensinamentos adquiridos na graduação e a perspectiva do mercado de trabalho, senti a necessidade, ainda durante o curso, de buscar novas experiências, conhecer outras culturas e aprimorar meus conhecimentos, principalmente na área da comunicação. Então, realizar um intercâmbio pela Unijuí nesta reta final da graduação é uma oportunidade única, e que deixa um frio na barriga, mas também a certeza de que será um período incrível”, João Guilherme C. Gomes.

Maria Alice Borges Alves, Design, IPLeiria, Portugal

“Sempre tive o sonho de estudar em outro país. Hoje vejo-me realizando esse sonho e agradeço a oportunidade dada pela Unijuí de poder fazer o intercâmbio e, desta forma, abrir caminhos tanto de conhecimento cultural, pessoal e profissional. Farei o máximo para atingir tanto as minhas expectativas, bem como corresponder as da Universidade”,  Maria Alice Borges.

Matheus Janke Martins, Medicina Veterinária, Udelar, Uruguai

“Eu acredito que para se tornar um bom profissional é necessário crescer como ser humano, com uma boa comunicação e respeitando as diferenças culturais e ideológicas. Até o momento não consigo pensar em nada que traga esse crescimento com tanta intensidade como um intercâmbio, é uma experiência simplesmente incrível”, Matheus J. Martins.

Naiara Polidoro Murussi, Letras, UMCS, Polônia

“Desde pequena eu brincava de inventar palavras e falar outros idiomas, parecia um sonho inalcançável, mas agora ter a possibilidade de experienciar isso de uma forma intensa, em outro continente, em outra cultura, vai ser maravilhoso. Poder ter essa oportunidade de estudar na Polônia vai ser uma vivência ímpar para mim, quero poder conhecer e crescer a partir do aprendizado que eu adquirir lá”, Naiara P. Murussi.

Patrick Prestes Hauenstein, Direito, UMCS, Polônia

“O intercâmbio, acima de uma oportunidade acadêmica, representa uma possibilidade de vida. A imersão em novas culturas e a interação com novos costumes e idiomas, provoca o que há de mais notável na vida, a curiosidade para aprender e a coragem para conhecer o desconhecido", Patrick P. Hauestein.

Rodrigo Pillar Vianna, Ciência da Computação, Universidade do Porto, Portugal

“Estou ansioso para essa viagem, tanto pela experiência acadêmica e profissional que isso vai me proporcionar, quanto pelo fato de conhecer uma nova cultura, um país diferente do outro lado do oceano”, Rodrigo P. Vianna.

Vanessa Aléxia Ragazzom, Direito, Universidade do Porto, Portugal

“Tenho certeza que realizar o intercâmbio será uma experiência única, um grande aprendizado para a vida. Viver em uma cultura completamente diferente da que você está acostumado a viver e experimentar o convívio de pessoas de diferentes nações, tenho certeza que será maravilhoso. Acredito, principalmente, que o intercâmbio muda nossa perspectiva de vida, abre a mente e mostra o quão grande é o mundo, e que nada é impossível”, Vanessa A. Ragazzom.

Internacionalização

A Unijuí possui acordo de cooperação com mais de 20 instituições no exterior, que possibilitam aos acadêmicos de graduação cursar um ou dois semestres em uma instituição parceira, com gratuidade nos estudos. É uma oportunidade única de qualificação acadêmica e crescimento pessoal e profissional. O Escritório de Relações Internacionais está recebendo candidaturas para o semestre que iniciará em fevereiro de 2020. Para mais informações, basta acessar o endereço https://www.unijui.edu.br/institucional/mundo ou entrar em contato pelo e-mail eri@unijui.edu.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.