A Pró-Reitoria da Unijuí Santa Rosa recepcionou na tarde de quarta-feira, dia 17, o diretor das Faculdades Integradas Machado de Assis (Fema), Antônio Ternes, e o administrador da Tecnopuc, Júlio Cesar Ferst, para abordar assuntos referentes ao fortalecimento do Polo de Inovação e Tecnologia da Fronteira Noroeste. Durante a visita foi destacado o potencial da Unijuí no desenvolvimento da região e mencionadas algumas ações para o futuro que poderão envolver as diversas Instituições de Ensino Superior (IES), por meio de um projeto consistente e único de fortalecimento e estímulo à inovação e à tecnologia da Grande Santa Rosa.
Na conversa também foi ressaltada a importância da Setorial do Ensino Superior, criada pelo Corede/FN, que teve início neste ano e que poderá ser o caminho de fortalecimento das IES para vencer os desafios vivenciados pelo setor educacional e pela transformação a partir da inovação tecnológica. Durante o encontro, o administrador da Tecnopuc detalhou como se deu o processo de criação do Parque Tecnológico da PUC em parceria com a iniciativa privada e do Parque Tecnológico da Unisinos, o qual também teve oportunidade de acompanhar desde sua criação, seguindo cada um o seu próprio modelo.
Para o Pró-Reitor do campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, essa visita fortalece o diálogo já iniciado a partir da criação da setorial de Ensino Superior da Região Fronteira Noroeste, unindo-se às intenções da Universidade. “A Unijuí já avançou em algumas ações em prol do desenvolvimento regional e disponibilizou, inclusive, a possibilidade de utilização em conjunto e de modo colaborativo dos prédios do antigo Núcleo de Modernização Tecnológica de Santa Rosa, localizados na área aos fundos do Parque de Exposições, para novas empresas incubadas ou já graduadas de outras IES também se instalarem no local”, finalizou.