As práticas corporais de lutas estão cada vez mais inseridas na nossa cultura corporal de movimento. Nessa perspectiva, a disciplina de Lutas, do Curso de Educação Física da Unijuí, ministrada pelo professor Mauro Bertollo, proporcionou durante o semestre quatro oficinas com ênfase nas modalidades Taekwondo, Boxe, Judô e Capoeira. Segundo o professor Mauro, as vivências fazem parte do Plano de Ensino da disciplina e possibilitam aos alunos a aproximação com os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos de cada modalidade, bem como com os jogos de lutas, muito utilizados na iniciação dessas práticas corporais, especialmente na Educação Física escolar.
A oficina de Taekwondo foi ministrada no dia 13 de maio por Bernhardt Hegele, professor licenciado em Educação Física e Faixa Preta Terceiro Dan, instrutor certificado, proprietário da Rede Mestre de Ijuí Escola de Taekwondo Songahm - ATA. Hegele acredita que a interação entre a Universidade e egressos que estão tendo sucesso na vida profissional agrega valores aos conhecimentos da disciplina. “Para mim é uma grande honra poder contribuir com minhas vivências profissionais e ajudar a inspirar novos colegas”, afirma.
Já no dia 20 de maio foi a vez do Boxe, oficina proporcionada por Alexandre da Silva Savian, professor licenciado e bacharel em Educação Física, proprietário da Acadêmia Modelo, de Ijuí, treinador da campeã brasileira de boxe - categoria peso mosca, Gabrielle Ferreira de Sá, lutadora que também contribuiu com a realização da oficina. Para Alexandre, essas vivências são importantes para a formação acadêmica, sobretudo, por pensar que a maioria dos alunos não teve contato com as artes marciais na educação básica, pela escassa oferta de espaços especializados em lutas na nossa sociedade e pelo preconceito que ainda existe em relação às lutas. Savian salienta que a Unijuí é uma instituição que busca a aproximação com seus egressos, que utilizam a experiência de atuação profissional em suas respectivas áreas para debater com os estudantes. “No meu caso, tive a honra de ter ao meu lado a Gabrielle, que ajudou nas discussões e vivências, assegurando a troca de conhecimento entre técnico, atleta, futuros professores e profissionais da Educação Física”, enfatiza Savian. O professor evidencia, ainda, que novos horizontes estão surgindo para o profissional de Educação Física no que tange às lutas, mesmo para os que não são atletas ou ex-atletas da área, podendo atuar como técnico, fisiologista ou preparador físico.
O Judô foi a terceira modalidade desenvolvida. Foi realizada no dia 27 de maio, tendo como ministrante o professor Jean Veiga de Souza, Faixa Preta Terceiro Dan, licenciado em Educação Física, três vezes vice-campeão brasileiro na modalidade. Ele foi campeão pan-americano e conquistou o terceiro lugar no mundial do Rio de Janeiro, em 2011, organizado pela Federação Mundial de Judô. Jean é professor responsável técnico da Equipe SOGI-EFA Noroeste de Judô e parceiro em projetos sociais na região, atuando com o Judô. Para Jean, todos os conhecimentos sempre somarão na formação, pois pode-se adaptar ideias, conhecimentos, metodologias para essa área específica. “As lutas proporcionam um vasto leque de conhecimentos em todas as suas dimensões: técnica, social e cultural”, evidencia Souza. O professor afirma ainda que “através do conhecimento podemos quebrar paradigmas desse importante segmento da cultura corporal do movimento, que faz parte da evolução de muitos povos, sendo hoje praticada por milhões de pessoas em todos os países do mundo”.
Suelen Carolina Dias Roth foi a convidada para trabalhar a Capoeira nos dias 03 e 10 de junho. Suelen é estudante do curso de Educação Física e integra o Grupo Oxosse de Capoeira. É bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – Unijuí) e atua como instrutora da modalidade no Projeto Social Semeando Valores, da Prefeitura Municipal de Ajuricaba. A instrutora acredita que para os acadêmicos a vivência das diferentes modalidades contribui para que transitem pelos diversos conhecimentos adquiridos na disciplina, favorecendo sua inserção no âmbito escolar. Enfatiza que ao desenvolver a oficina de capoeira e arte marcial brasileira buscou possibilitar reflexões sobre os aspectos históricos e sobre a relação dessa prática com o contexto social. “Como ministrante da oficina e acadêmica do curso de Educação Física penso que esta experiência desafiadora e ao mesmo tempo gratificante, proporcionou um momento de aprendizado simultâneo: enquanto ensino, estou aprendendo”, afirma Suelen.
Na opinião do aluno da disciplina, Rodrigo Freitas Atkinson, que está cursando o 9º semestre do bacharelado, as vivências motoras de lutas desenvolvidas por profissionais da área em questão durante as aulas, qualificam no que tange aos conhecimentos básicos sobre o assunto, assim justificando a prática, tanto na perspectiva da licenciatura, quanto do bacharelado, podendo ser aprofundado dependendo do objetivo de cada profissional. “Hoje, no final do curso, reconheço a importância de experimentar o máximo de vivências motoras, a fim de que isso nos proporcione saberes e também segurança ao entrar no mercado de trabalho”, reitera Rodrigo.
Para o professor Mauro, contar com a parceria de profissionais especializados em cada área, sobretudo, estes sendo egressos ou acadêmicos do curso de Educação Física da Unijuí, é uma honra e oportunidade ímpar para a formação de seus alunos. “Durante as oficinas há o contato mais preciso dos elementos técnico-táticos, regras e, até mesmo, de curiosidades sobre as modalidades apresentadas. Penso que esse tipo de ação pode ajudar a desmistificar a ideia de que, enquanto profissionais de Educação Física, não somos capazes de trabalhar com determinadas manifestações da cultura corporal de movimento, nesse caso específico, com as lutas”, salienta Bertollo.