Reitoria da Unijuí recepciona professoras e estudante de intercâmbio - Unijuí

Reitoria da Unijuí recepciona professoras e estudante de intercâmbio

A reitoria da Unijuí, juntamente com a coordenação do curso de Letras- Português/Inglês e o Escritório de Relações Internacionais, deu boas-vindas às professoras americanas Laura Gilbert e Marykate Melanson, participantes do projeto English Teaching Assistant - Fulbright/Capes e a estudante paraguaia Débora Myrian Casco Ledesma, da Universidade Autônoma de Encarnación – UNAE, como parte do processo de internacionalização do ensino superior.

Na ocasião, a Reitora da Universidade, professora Cátia Nehring, e o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando González, reforçaram o compromisso da Unijuí com a internacionalização e em tornar as línguas estrangeiras cada vez mais presentes no cotidiano dos acadêmicos, sendo esse um diferencial formativo requisitado pelo mercado de trabalho.

O Programa Fulbright/Capes de Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant - ETA) para Projetos Institucionais busca selecionar projetos de instituições de ensino superior (IES) brasileiras. As IES recebem assistentes de ensino de língua inglesa (cidadão estadunidense – falante nativo), com intuito de contribuir para a elevação da qualidade dos cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras - Língua Inglesa, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério.

Já a UNAE, de Encarnación, Paraguai, tem um acordo de cooperação com a Unijuí, firmado no segundo semestre de 2018. O acordo prevê vários benefícios para os estudantes de ambas instituições que desejam realizar intercâmbio acadêmico, tais como: isenção de taxas e mensalidades nos estudos, alojamento gratuito e bolsa mensal que auxilia no pagamento de despesas, como a de alimentação. Para o próximo semestre, a Unijuí selecionará dois estudantes para realizarem intercâmbio na UNAE.

Dentre as atividades de fomento à internacionalização, a Unijuí disponibiliza aos acadêmicos e egressos o curso de Inglês no Campus, ofertado pelo Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU), além de grupos de conversação. Por meio do Escritório de Relações Internacionais, a Unijuí viabiliza convênios para intercâmbios com universidades de diversos países, aproximando fronteiras e ampliando conhecimentos.

Para obter mais informações sobre cursos de Inglês acesse este link

Lelu - Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí: Sala C2, campus Ijuí, fone (55)3332-0200 ramal 3019, ou https://www.facebook.com/lelu.unijui

Para informações sobre intercâmbio.

ERI - Escritório de Relações Internacionais: Hall da biblioteca Mário Osório Marques, campus Ijuí, fone: (55)3332-0329 ou eri@unijui.edu.br.