A moda sustentável supera tendências e modismos. Apresenta-se como uma alternativa consciente, que permite ir além do visual fashion. Com o objetivo de mostrar cases de empresas e profissionais com esta pegada, foi realizado, na noite desta terça-feira, dia 23, o “Campus Fashion Days: A Vitrine da Moda", que nesta edição teve como temática o "Universo da Sustentabilidade”. Já no dia 24, empresários, lojistas e comunidade regional puderam ouvir sobre experiência de compra, uma parceria com a Regional Noroeste do Sebrae/RS.
Subiram ao palco do Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí, projetos voltados ao consumo consciente, que pregam o desapego e o investimento em peças realmente necessárias; e acima de tudo, experiências de como consumir a moda, pensando em todos os aspectos: da indústria ao uso responsável, mas sempre com estilo. A abertura do evento foi realizada pela diretora da Rádio UNIJUÍ FM, Claudia Gesing Bohrer.
Logo após, iniciaram as palestras. A primeira, intitulada “Você pode ser feliz com muito menos: o método do guarda-roupa em cápsula com foco no consumo consciente”, teve como convidada a jornalista, especialista em moda, criadora do blog Minimallista, de Passo Fundo, Natália Bohrer Grazziotin.
Já a segunda fala, teve como tema “Dex-Apegadas: o case da curadoria de moda sustentável da região”, com a Jornalista Anelise Nicolodi e a psicóloga Rosane Müller Teixeira.
A terceira fala da noite teve como tema “Qual é o seu estilo? Aprenda e use a moda a seu favor”, realizada pela mestra em Comunicação e Cultura, Consultora de Imagem e Estilo, Marcia Scarpelini Campos. Ela assina a Coluna Gente Fina, sobre Etiqueta e Comportamento na Revista Chics & Vips desde 2014 e ministra palestras, workshops e treinamentos sobre Etiqueta profissional, Dress code, Estilo, Moda e Tendências Imagem e Marketing Pessoal.
Por fim, para a quarta e última fala da primeira noite, o tema foi “A Moda sustentável da Apoena: as bolsas artesanais de palha de butiá”. De Giruá, as sócias-proprietárias Maiara Bonfanti, graduada em Moda, cursando Marketing Criativo, e a graduada em Letras, especialista em Literatura, Neiva Bonfanti Rosa.
Na segunda noite, o público presente pode assistir a um conteúdo relacionado à Experiência de Compra, perpassando por assuntos como visual merchandising, ferramentas de marketing sensorial, engajamento com o público, formas diferenciadas de trabalhar modelagem de negócios, etc.. A gestora de projetos do Sebrae, Lisiane Uggeri Hampel, trouxe cases de empresas na Oscar Freire e na Vila Madalena, centros comerciais aspectos diferentes, mas de grande relevância em São Paulo. A Oscar Freire, possui pontos de venda com posicionamento maior, marcas relevantes, conhecidas internacionalmente e a Vila Madalena é um bairro boêmio, com micro e pequenas empresas, grupos familiares, mais parecido, segundo Lisiane, com a realidade de Ijuí. “A gente faz esse contraste para mostrar que não é só as grandes marcas que conseguem trabalhar com experiência de compra, mas uma empresa familiar, gerida pelo pai, pela mãe, pelo filho, também consegue fazer tendo criatividade, o foco é que as pessoas tenham ideias que nas suas empresas, no interior, também possam vir a fazer”, explicou.
Já o Desfile de Estilos, coordenado pela consultora de moda e estilo, Marcia Campos, foi um dos momentos mais aguardados pelo público. Na passarela, foram apresentados looks inspirados em mulheres com estilo natural/esportivo, sexy, romântico, tradicional/clássico e moderno.
O curso de Estética e Cosmética da UNIJUÍ ainda apresentou a intervenção “Pop Culture Fashion Show”, com produções inspiradas no cinema. Maquiagem, figurino, postura corporal, tudo isso esteve em cena no desfile de personagens como Emília, Rainha do Gelo, Boneco Vodu, entre outras.
O evento foi uma realização da Rádio Educativa Unijuí FM, Unijuí, Revista Chics e Vips, Gasteiz Vitória, Marcia Campos e Mobiliário 21 apresentam “Campus Fashion Days 2018: A Vitrine da Moda”, com o apoio de: Nadine Dubal, Net Copy Universitários, CD Lândia Som e Luz, Pano Leve, Maria Saraiva Cerimonial, Mr Bunny Fotografia, Pink Lemonade, Apoena Bolsas, Gang, Spolti Formaturas e Schmalz Vídeos.