Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão participou de Conferência sobre Educação Superior da Unesco - Unijuí

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Visando reafirmar o sentido da educação como um direito humano, um bem público e uma responsabilidade social dos Estados, foi realizada, de 11 a 15 de junho de 2018 a III Conferência Regional de Educação, em Córdoba, na Argentina. A atividade foi organizada pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e do Caribe (Iesalc) em conjunto com a Universidade Nacional de Córdoba, o Conselho Interuniversitário Nacional da Argentina e a Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério da Educação e do Esporte da Argentina.

Participou do encontro o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González. A conferência reuniu reitores, dirigentes, acadêmicos, estudantes e representantes da sociedade com o objetivo de refletir sobre a educação superior na região e de traçar um plano de ação para a próxima década. Um dos principais palestrantes da edição foi Boaventura de Sousa Santos, professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick, também diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça

“Com mais de 500 reitores e quase 10.000 participantes de toda América Latina, a Conferência Regional se constituiu num espaço muito rico de discussão da Educação Superior, particularmente, em nossa região. Diversas foram as preocupações levantadas sobre os processos que atravessam o sistema universitário na atualidade, contudo, duas foram especialmente destacadas: a forte mercantilização (commodification) do setor e, associado a esse processo, a transnaciolazição, que passa pela transformação da educação superior num serviço sujeito as regras do mercado, com predomínio dos interesses das empresas educativas transnacionais. Por outro lado, também foram apontadas o conjunto de potencialidades que se vislumbram ao perspectivar um acionar mais colaborativo entre as IES desta parte do mundo", avalia o professor Fernando.

O encontro tem a finalidade de gerar estudos, diagnósticos e acordos que permitam construir um sistema integrado e profundamente comprometido com as necessidades dos países da América Latina e do Caribe, assim como ocorreu nas demais edições, Havana (Cuba, 1996) e de Cartagena das Índias (Colômbia, 2008). 

As atividades da CRES 2018 foram divididas em sete eixos temáticos:

- O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe;

- A educação superior como parte do sistema educativo na América Latina e no Caribe;

- Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina e no Caribe;

- Educação superior, internacionalização e integração regional da América Latina e do Caribe;

- O papel da educação superior frente aos desafios sociais da América Latina e do Caribe;

- A pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico da América Latina e do Caribe;

- 100 anos da Reforma Universitária de Córdoba.

Ao final foi lida uma declaração reafirmando os compromissos discutidos no encontro, intitulada Educação superior não pode continuar sendo percebida como privilégio; tem que ser um direito”.


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