Tiago Linck: “falo para as pessoas serem felizes e nunca desistirem dos seus sonhos” - Unijuí

A palestra “O desafio de superar limites” lotou o auditório do Campus Três Passos, na noite desta quarta-feira (28).

Tiago Linck, menino de Tiradentes do Sul, pequeno município próximo a Três Passos, gosta de brincar com as irmãs, vai à escola e gosta de esportes. Ele é alegre e gosta de dividir esta alegria com todos a sua volta, mesmo tendo uma deficiência que limita seus movimentos e faz com que precise de auxílio cotidiano. Nascido com uma síndrome, ele não possui membros. Hoje, com 10 anos, compartilha a sua história em palestras.

E foi com a fala dele que o Campus Três Passos realizou, na noite desta quarta-feira, 28, o evento de volta às aulas em 2018: a palestra “O desafio de superar limites” foi assistida por estudantes, professores, técnicos-administrativos e por diversas pessoas da comunidade, que lotaram o auditório do Campus.

Filho de Rosane e Jair Linck, Tiago tem ainda duas irmãs, Thais e sua gêmea Daiana. Após o nascimento dos gêmeos, a família teve sua vida mudada radicalmente. Mas das dificuldades também veio a força para superar os limites, como contou o pai na abertura da palestra. O menino desempenha diversas atividades de forma independente, como escrever e ler. Ele também adora nadar e mostrou isso em um vídeo durante a conversa com o público. “Sei que muitas pessoas estão desmotivadas, então eu falo para as pessoas serem felizes e nunca desistirem dos seus sonhos. Eu quero ajudar as pessoas”, comentou Tiago.

Segundo a coordenadora do curso de Direito do Campus Três Passos, professora Marcia Oliveira, Tiago é um exemplo de vida e de motivação. “Vejo que é muito importante pensarmos nossos estudantes não só pelo ensino das disciplinas, pois eles não se tornam profissionais só com o que é aprendido em sala de aula. Conviver com o outro, reconhecer e aceitar as diferenças é o que nos torna mais humanos. Essa é a reflexão que o evento se propôs a fazer”, salienta.

“Percebemos muitas vezes nos jovens um certo desânimo diante de algumas situações. Com o depoimento de vida dele, a proposta é despertar nossos jovens. O objetivo é motivar não só os nossos estudantes, mas a comunidade que também pode participar”, complementa o professor Martin Ledermann, coordenador do curso de Administração em Três Passos.

O evento foi uma promoção da Unijuí, Campus Três Passos, e dos cursos de Administração, Direito e do Técnico em Enfermagem (EFA), com o patrocínio da Cotricampo, Sicredi e Lojas Becker.

Saiba mais

O menino já percorreu diversas cidades gaúchas e brasileiras dividindo sua história e visão de mundo com plateias de todos os tipos. Já foi até embaixador de time de futebol profissional. Confira mais informações sobre Tiago Linck no site pessoal do menino: http://www.tiagolinck.com.br/