O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, financiado pela CAPES - atua compromissado com a educação e com a comunidade, contribuindo na formação de sujeitos capazes de construírem uma sociedade que reconhece os seus problemas e intervém no sentido de atender as suas necessidade e perspectivas. Neste final de ano, várias atividades de sistematização e socialização das ações desenvolvidas por bolsistas do Pibid nas escolas parceiras do PIBID/UNIJUÍ estão acontecendo.
Nesta sexta-feira, 1 de dezembro, O Grupo de Teatro ‘A Turma de Dionísio’, da cidade de Santo Ângelo, apresentou a peça teatral ‘As aventuras de Fortúnio’ para alunos da rede pública estadual de educação. “Há alguns meses já estamos fazendo movimento em todos os cantos do Brasil em prol do PIBID. Para que ele fique. Aqui na UNIJUÍ, nós vamos aproveitar esse momento de integração com as redes para mostrar e dar visibilidade o quanto cada criança, cada família está sendo beneficiada por vários movimentos”, observa a professora Taise Neves Possani, coordenadora institucional do PIBID-UNIJUÍ.
Também nesta sexta-feira, antes das atividades com as escolas, os professores e bolsistas integrantes do Programa realizaram um ato de sensibilização da comunidade para a importância das ações do PIBID, e contra o corte do Programa pelo Governo Federal. “Estamos manifestando para que não seja cortado o PIBID, continue nos moldes que ele tem hoje. Nós queremos o PIBID nos moldes atuais com o estudante de licenciatura podendo fazer a sua formação tendo essa bolsa que é um incentivo para que ele permaneça e podendo estar dentro da escola num processo formativo que acontece ao longo de toda a formação”, complementa.
Parcerias que garantem as atividades
A interação entre Universidade e rede pública de ensino ocorre por meio de importantes parcerias. Dessa forma, ao longo do ano diversas atividades são realizadas pela Unijuí em parceria com a rede pública Municipal e Estadual de Ensino. No dia 30 de setembro, durante o Salão do Conhecimento, ocorreu uma atividade de reflexão sobre as experiências do PIBID, com a presença do secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot.
Nos dias 29 e 30 de novembro, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário desenvolveu atividades que marcam ações compartilhadas entre licenciandos e professores, as quais primam pelo protagonismo estudantil. Essas atividades foram organizadas pela escola, com participação efetiva dos bolsistas de supervisão e de iniciação à docência que atuam na escola.
No dia 29, ocorreu uma mostra de trabalhos da área Ciências Humanas, coordenada pela professora bolsista Danieli O. Biolchi, momento em que foram apresentados resultados de diversos estudos, os quais foram produzidos em grupos, envolveram alunos do 6º ao 9º ano e contemplaram temas que integram o programa curricular das disciplinas da referida área. A apresentação de cada trabalho foi avaliada por uma equipe formada pelo coordenador da 36ª CRE, Claudio de Souza, pelas coordenadoras de subprojetos do PIBID/UNIJUÍ, professoras Isabel Battisti e Vera L. Trennepohl.
Já no dia 30 de novembro, aconteceu a socialização com o coletivo dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, professores e funcionários da escola, na forma de vídeos, apresentação oral com auxílio de painéis e cartazes, encenações e danças. Nesse momento, especialmente as áreas de conhecimento Linguagens e Matemática trouxeram sistematização de estudos desenvolvidos no decorrer do ano letivo, destacando-se, mais uma vez, a atuação dos Bolsistas de iniciação à docência que atuam na referida escola.
Esta é uma das atividades que consolida a efetiva articulação entre Universidade e Escola por meio de ações do PIBID, provocando transformações no âmbito das escolas e da Universidade. Intervém, assim, positivamente na formação do professor – bolsista ou não do programa –, e dos licenciandos, bem como na aprendizagem dos estudantes da escola.
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