A Unijuí, por meio da Agit – Agência de Inovação e Tecnologia, divulgou, nesta quarta-feira, o resultado do Edital para o uso da Unidade Experimental UNIPEIXE, em Ajuricaba. O julgamento da Licitação teve a presença do presidente da Comissão Julgadora Luis Juliani, secretária Fabiana Simon e demais componentes: Alex Rodrigo Reichert, Cláudia Cargnelutti Didoné, Maria Odete dos Santos Palharini e Tiago Stumm Mader.
A proposta aprovada foi protocolada pelo empreendedor Claudiomiro Reis. Após análise da documentação apresentada, a comissão julgou habilitada a proposta, atendendo aos requisitos do Edital.
De acordo com o edital, a assinatura do contrato deverá ser efetivada nos próximos dias e o período de implementação das atividades industriais e comerciais na Unidade ocorre de 28 de agosto a 31 de dezembro de 2017.
A UNIPEIXE deverá ser usada para uso industrial e comercial de pescados envolvendo filés e peixes in natura, bem como a industrialização de biscoitos, empanados e outros produtos derivados de peixe, conforme condições e exigências estabelecidas no Edital.
A previsão é de que as atividades de industrialização e comercialização gerem ao município cerca de R$ 400 mil reais por ano em ICMS, além de vários empregos diretos. A expectativa é que a cooperação entre todos os agentes comprometidos com o desenvolvimento do município venha a fortalecer a cadeia produtiva do peixe cultivado, movimentando a economia. A UNIJUÍ, de sua parte, continuará a execução de pesquisas voltadas a novos produtos desenvolvidos a partir do peixe e fazendo a transferência a tecnologia à comunidade.