Cinco toneladas de resíduos eletrônicos foram recolhidas pela Unijuí - Unijuí

Cinco toneladas de resíduos eletrônicos foram recolhidas pela Unijuí

Materiais receberão destinação correta.

A tradicional Campanha de Descarte de Resíduos Eletrônicos, promovida pelo Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança da Unijuí, arrecadou, nos dias 30 e 31 de março, cinco toneladas de resíduos eletrônicos.  Foram recolhidos equipamentos como computadores, calculadoras, celulares, estabilizadores, televisores e baterias. Nesta terça-feira, 04, os equipamentos foram recolhidos por uma empresa de Horizontina, que faz o trabalho de descaracterização e separação desse material, além de reaproveitamento e destinação adequada para aquilo que não pode ser aproveitado.

Segundo o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, João Pereira dos Santos, a adesão da comunidade foi surpreendente: “Essa foi uma das campanhas que teve maior êxito, pelo volume de material arrecadado. Percebemos que há uma grande quantidade de material eletrônico a ser descartado pela população, então desenvolvemos essas atividades para ajudar a comunidade e também porque a nossa Instituição está sempre preocupada com as questões ambientais”.

João explica que todos esses equipamentos eletrônicos possuem materiais pesados, que são contaminantes, e em contato com o meio ambiente, com o solo ou com a água, podem chegar ao lençol freático e retornar para a população na água consumida. “Para descontaminar a água o custo é muito elevado, então, é melhor descartar adequadamente e evitar esse contato com meio ambiente”, aconselha.

Juliana Persich, foi uma das pessoas da comunidade que aproveitou a oportunidade para descartar os resíduos que tinha em casa: “A questão do lixo é muito preocupante e a gente não sabe como descartar certas coisas e vai acumulando, então, quando eu soube da ação da Unijuí, vim fazer a minha parte como cidadã. É importante que o pessoal colabore e não jogue lixo em locais indevidos, como o meio ambiente”.