As Feiras que acontecem em vários locais do Brasil, chegam ao Rio Grande do Sul por meio da Unijuí.
Nesta sexta-feira, 10, e no sábado, 11, no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), a Unijuí sedia uma formação que é o primeiro passo para a realização da primeira Feira de Matemática a ser realizada no Rio Grande do Sul. A abertura do evento de formação contou com a presença da Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, do Secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, da Coordenadora Pedagógica Adjunta da 36ª CRE, Eveline Eberle e do Chefe do DcEEng, professor Maurício de Campos.
Marília Zabel professora de Matemática do Instituto Federal Catarinense e integrante da comissão organizadora da Rede de Feiras de Matemática, explica que essa formação é uma preparação para o evento que acontece em agosto em Ijuí. “A matemática muitas vezes assusta os alunos, mas com uma metodologia diferenciada e por meio de projetos de ensino, modelagem matemática ou jogos, é possível criar uma percepção diferente, então a Feira é uma forma de socializar boas práticas no ensino da matemática, é mostrar o que os professores estão fazendo em sala de aula para desmistificar a visão sobre essa disciplina”, destaca. Segundo ela, 75% dos trabalhos apresentados por alunos e professores na Feira ganham prêmio de destaque, os outros 25% levam para casa o prêmio de menção honrosa.
A Rede de Feiras de Matemática surgiu em Blumenau, Santa Catarina, em 1985, com o objetivo de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática. De lá para cá a Rede já realizou, sem interrupção, cerca de 400 feiras, sendo três delas nacionais.
De acordo com o professor do curso de Matemática da Unijuí, Peterson Cleyton Avi, a partir da formação que está sendo realizada na Unijuí e que teve mais de 100 inscritos entre estudantes e professores de graduação e professores da rede privada e pública de ensino, as escolas vão começar a envolver os alunos e desenvolver seus projetos, que serão socializados na Feira, que acontece no dia 25 de agosto. “O objetivo é mostrar o que está sendo realizado no chão da escola e que, a partir disso, seja possível criar uma visão diferenciada da matemática, para que ela seja vista com bons olhos”, ressalta. A primeira Feira de Matemática do Rio Grande do Sul acontece por meio de uma parceria entre a Unijuí, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), a Secretaria de Educação de Ijuí (Smed) e a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).