Pesquisa realizada pelos estudantes do Curso de Administração da Unijuí Campus Santa Rosa, no mês de dezembro, revelou um aumento no Índice de Confiança do Empresário Varejista (ICEV).
O Laboratório de Gestão do Curso de Administração da Unijuí, através do Analista Lucas Escher e da pesquisadora Karin Riedner, realizou no mês de dezembro de 2016 uma pesquisa com 182 empresários e gestores do setor varejista no município de Santa Rosa, com o objetivo de identificar o grau de confiança que os empresários possuem em relação às suas atividades.
De acordo com o Coordenador do curso de Administração, professor Luciano Zamberlan, o ICEV é um indicador de antecedência utilizado para previsão do nível de atividade de uma economia, neste caso, no setor de varejo. Para a composição deste índice considera-se o sentimento do empresário através de questões que avaliam as condições atuais e as expectativas futuras de sua própria empresa, do setor de atividade ao qual está inserida e da economia brasileira de uma forma geral. Obtidas tais informações, os índices são ponderados e cria-se um indicador geral de confiança que varia de zero a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes. Este levantamento integra as atividades do Projeto de Extensão de Apoio ao Desenvolvimento em Arranjos Produtivos Locais.
A partir dos dados obtidos junto de empresários e gestores varejistas de Santa Rosa, as condições atuais (economia brasileira, setor de atividade e empresa) obtiveram 54,6 pontos, e as expectativas para os próximos seis meses (economia brasileira, setor de atividade e empresa) 67,8 pontos. O índice geral foi de 63,4 pontos, evidenciando uma elevação de todos os indicadores. O único item que apresentou índice abaixo de 50 pontos, o que caracteriza pessimismo, diz respeito às condições atuais da Economia Brasileira, que obteve 35,4 pontos.
Para o Pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, empresários confiantes tendem a aumentar o investimento em aquisição de mercadorias, melhorias no ambiente de loja e aumento na contratação de pessoal para atender o esperado crescimento na demanda.