|
Paulo Kendzerski palestrou sobre “Abordagens e Instrumentos ao Comércio Eletrônico” no encerramento da Feira.
Marcas, mundo digital, consumidor. Algumas das expressões que foram destaques na palestra de encerramento da 8ª edição da TEC-E-INOVA, na noite desta quinta-feira, na Unijuí, realizada por Paulo Kendzerski, da WBI Brasil On Life, que falou sobre “Abordagens e Instrumentos ao Comércio Eletrônico”.
Paulo Kendzerski é diretor presidente da WBI Brasil, agência de marketing e comunicação digital; consultor em e-business especializado em projetos de comércio eletrônico, professor de e-commerce, especialista em web marketing, palestrante e autor do primeiro livro sobre “Web marketing e comunicação digital” no Brasil.
Em sua fala, destacou a importância de as empresas pensarem, planejarem e agirem de forma digital, “um caminho sem volta”, na forma de vender, comprar e se relacionar em sociedade, salientando que as empresas precisam estar onde o consumidor está.
Dessa forma, ele afirma que, em breve, as estratégias digitais e empresariais de uma empresa serão uma só. “Ainda pensamos de forma analógica: abrimos a empresa de manhã, fechamos no fim da tarde, enquanto o consumidor continua conectado. É ele quem escolhe o canal para relacionar, se comunicar com a marca”, observa.
O comportamento do consumidor mudou com o mundo digital. “O consumidor está mais informado, conectado e exigente. Ele é o especialista e, muitas vezes, toma a decisão de compra muito antes de visitar uma loja”.
Kendzerski também mostrou alguns dados relativos ao mercado de consumo digital. De acordo com ele, 90% das pesquisas na internet dizem respeito ao local, ou seja, a empresas, marcas e serviços da cidade de origem de quem faz a busca. “Isso prova que as empresas e marcas precisam estar no digital, se relacionar com o consumidor”, complementa.