|
O Projeto ZEE/RS faz parte de uma política nacional de planejamento territorial através do Ministério do Meio Ambiente, coordenado pela SEMA.
O Seminário de Desenvolvimento Sustentável na Região de Fronteira aconteceu durante o dia de hoje (26), na UNIJUÍ Campus Santa Rosa. Estiveram participando do evento prefeitos, legisladores, secretários, técnicos licenciadores, membros de comitês de bacias hidrográficas, conselho e público em geral.
O objetivo do evento foi potencializar o desenvolvimento sustentável do noroeste gaúcho enquanto região de fronteira internacional.
Na oportunidade esteve participando a secretária de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Maria Pellini, que destacou durante sua fala a importância no avanço da proteção ambiental através do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE/RS). “O ZEE irá qualificar a proteção ambiental, definindo as informações necessárias para gestão do território e desta forma liberando cada vez mais rápido, novos empreendimentos”.
A programação contemplou pela parte da manhã a palestra sobre “Zoneamento Ecológico-Econômico”, ministrada pela Secretária Adjunta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Patrícia Mollmann. E pela parte da tarde, ocorreu a oficina “Planos de Saneamento no âmbito da definição dos Planos de Desenvolvimento Sustentável da região, frente aos novos conceitos técnicos e legais vigentes”.
O Seminário foi promovido pelo Comitê de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas dos Rios Turvos, Santa Rosa e Santo Cristo juntamente com a UNIJUÍ, Corede Fronteira Noroeste, Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Agência de Desenvolvimento, Balcão da FEPAM e Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA/RS), apoiado por diversas entidades.