|
Edição deste ano, que começa na segunda-feira, 26, já é a maior dos últimos anos.
A semana dedicada à divulgação científica em Ijuí e região vai começar. Com o tema “Ciência Alimentando o Brasil”, alinhado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Salão do Conhecimento 2016 terá programação nos quatro campi da Unijuí. O objetivo do evento é a divulgação e apresentação de trabalhos produzidos em diferentes áreas do conhecimento.
O Salão do Conhecimento, promovido todo o ano pela Unijuí, tem a intenção de divulgar a produção em pesquisa e extensão e permitir a socialização de experiências, e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas dentro da Universidade e Instituições parceiras, com a comunidade acadêmica e externa.
Para a professora Evelise Berlezi, Vice-Reitora Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o evento define-se como sendo ‘’uma sala de aula ampliada’’ que possibilita o diálogo entre as diferentes áreas: “é um espaço criado para que as áreas se olhem, dialoguem, socializem o que estão produzindo, mas possibilite construir novos saberem e desafiar-se para inovação”, comenta.
Sendo assim, autores da graduação, pós-graduação, docência, egressos, pesquisadores e extensionistas da Instituição e de outras Instituições parceiras, somaram 1266 trabalhos inscritos. Destes, foram selecionados 1166 para serem apresentados durante a programação, superando o último ano, que registrou pouco menos de mil trabalhos inscritos. Dessa forma, a edição 2016 já é a maior do evento. Além disso, mais de dois mil participantes estarão presentes nos cinco dias de Salão do Conhecimento.
A programação do Salão do Conhecimento se estende até o dia 30 de setembro, sexta-feira, e tem como destaque uma Mesa Redonda, na abertura do evento em Ijuí, dia 26, às 19h30min. O tema a ser debatido é o mesmo do evento “Ciência Alimentando o Brasil: contribuições da Unijuí”, com a presença dos professores Roberto Carbonera, Maristela Borin Busnello, Antônio Carlos Valdiero e o professor Reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm.
Outro destaque fica por conta da Consultoria da CNPq, que avaliará as apresentações orais dos bolsistas na tarde do dia 27, terça-feira. Além destes, é importante ressaltar as atividades de exposição de painéis, que neste ano serão cerca de 40, além oficinas, palestras e mais de 70 atividades diferentes durante a semana.
Sobre os Trabalhos
Do total de trabalhos apresentados:
- 154 são trabalhos de bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica da Unijuí.
- 45 são de bolsistas de extensão da Universidade.
- Dos 1166 Pôsteres: 953 serão apresentados no Campus Ijuí, 19 no Campus Panambi, 129 no campus Santa Rosa e 65 no Campus Três Passos.