|
Oitava edição do debate ‘’O que está pegando’’, desta semana, colocou em debate o manejo e a conservação do solo.
Como de costume, sempre na terça-feira, o Salão Azul da Unijuí teve a presença de três debatedores: o assistente técnico da Emater, Dejair Antonio Burtet, o professor da Unicruz e pesquisador da CCGL, Jackson Fiorin, e o Presidente da APAJU - Associação dos Profissionais de Agronomia de Ijuí e professor da Unijuí, Luiz Volney Viau, além do professor mediador, Dilson Trennepohl.
Durante o debate, Dejair falou da importância de ampliar a discussão referente ao manejo do solo no meio da produtividade ‘’O ambiente de produção tem que ter sustentabilidade’’ e completou: “nós temos um solo na nossa região, grande região produtora, que perdeu e muito a capacidade de infiltração de água’’.
A má conservação do solo é um dos principais problemas no que diz respeito à cadeia produtiva. O professor Jackson comentou sobre os avanços que o manejo do solo teve até o final dos anos 1990. De lá para cá, segundo o professor, os índices têm sido adversos. “Nós observamos que em muitas situações a qualidade desse sistema de manejo deixou de avançar’’.
Para questionar as técnicas de manejo do solo, o presidente da APAJU e professor da Unijuí, Luiz Volney Viau, reflete sobre as atuais tecnologias. “O modelo de tecnologia está atendendo todas as necessidades dos agricultores?’’. Ao responder sobre a responsabilidade de o país ser um grande produtor de alimentos, otimista ele acrescenta: “podemos ser os maiores produtores de alimentos do mundo”.
Confira na íntegra o debate