Cheirinho de Bebê, programa da UNIJUÍ FM, está disponível em podcast - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 
 

 Série de quatro programas que debateram a amamentação em diferentes perspectivas da área da saúde. 

Chegou ao fim a primeira edição do Cheirinho de Bebê no Ar, série de quatro programas que debateram a amamentação em diferentes perspectivas da área da saúde. Nos meses de agosto e setembro, Carine Da Pieve e as professoras Arlete Roman (Enfermagem), Karina Rios (Nutrição) e Kenia Freire (Psicologia) falaram sobre amamentação na gestação, os primeiros dias com o bebê, quando o ato se torna prazeroso e o momento do desmame, contando com a participação de ouvintes mamães e futuras mamães, compartilhando dúvidas e experiências.

Agora, as quatro edições do Cheirinho de Bebê estão disponíveis para audição em podcast. A primeira edição foi lançada durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que aconteceu na primeira semana de agosto, sendo que o grupo deve se reunir em dezembro para definir os temas da segunda edição do Cheirinho de Bebê no Ar. 

Cheirinho de Bebê 01: Alguns cuidados ainda na gestação foram tema da estreia, como o fortalecimento da pele ao redor do mamilo, evitar o uso de cremes no local e a indicação de muito banho de sol. Também se debateu a importância de se preocupar com a amamentação muito antes de ser mãe. 

Cheirinho de Bebê 02: A preparação física e psíquica e o treinamento para a amamentação, a primeira hora do nascimento, a primeira mamada do bebê, a fragilidade do bico do peito, dicas para o fortalecimento da mama, outras formas de ofertar o leite materno e a nutrição não só alimentar mas de amor entre mãe e filho são alguns dos assuntos que estarão em debate nesta edição. 

Cheirinho de Bebê 03: As potencialidades da mãe e do bebê para a hora da amamentação, o papel dos profissionais e da família para que o começo seja menos difícil e algumas dicas como acompanhar mulheres amamentando, treinar com uma boneca e se informar sobre o mecanismo e a fisiologia da amamentação para que seja um momento de livre contato, pele a pele e olho a olho foram alguns dos temas desta edição. Lembrar que a recomendação do Ministério da Saúde é para que o bebê receba o leite materno exclusivo até o sexto mês de vida e que há potencial nutricional do leite durante todo este período. E ainda, alguns aspectos psicológicos, quando as manifestações do bebê são interpretadas pela mãe a partir de um saber que a mãe elabora sobre o seu filho. 

 

Cheirinho de Bebê 04: O desmame guiou o último encontro, quando foi falado sobre a introdução de alimentos, a adaptação do bebê à escola, a amamentação após os dois anos de idade e depoimentos de mães que experimentaram o desmame natural. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.