Entidades participam de mais uma etapa de desenvolvimento do PED 2030 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 
 

Através do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região 2030 o futuro da região do Corede Fronteira Noroeste começa a ser desenhado.

Seminário realizado nesta quinta-feira, dia 04, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa, trabalhou mais uma etapa do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) da Região 2030. As atividades realizadas consolidaram o diagnóstico, com a análise da matriz Fofa e indicação de prioridades.

A coordenação do seminário ocorreu através do Presidente do Corede FN, Pedro Luís Büttenbender, UNIJUÍ e da equipe técnica responsável pela elaboração do plano. Na oportunidade aconteceu a revisão do PED 2010, com reapresentação dos referenciais estratégicos, e da análise das prioridades elencadas naquele momento. Na sequência foi apresentado um quadro diagnóstico com dados demográficos, de renda, emprego, educação e de saúde. Após os participantes reuniram-se por setores, oportunidade em que analisaram as prioridades elencadas em cada área, apontaram as oportunidades e ameaças, os pontos fortes e fracos de cada uma e o rol prioridades para o desenvolvimento regional.

De acordo com o Presidente do Corede FN foram definidas pelo grupo de trabalho do Seminário as próximas ações, como a sistematização do trabalho realizado nesta data.
Alinhamento de propostas macrorregionais em comum com os Coredes da Região Funcional 7 (Corede Noroeste Colonial, Celeiro, Missões e Fronteira Noroeste). Além de potencializar todos espaços coletivos geradores de insumos para o processo de planejamento e levar as proposições aos futuros detentores de cargos nos municípios de nossa região.

“O documento com todas as informações será encaminhado para os candidatos da região às majoritárias municipais, a fim de tomarem conhecimento das proposições dos diversos segmentos para o desenvolvimento regional. A finalização do PED está previsto para outubro 2016. Numa parceria entre o Corede FN, Governo do Estado (Seplan), Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Cofron, Comudes, Universidades e Instituições de Ensino Superior e demais organizações da região”, destaca Pedro.

Será realizado um evento macrorregional no mês de novembro, que estabelecerá um novo posicionamento e pacto frente as prioridades e desafios futuros para o desenvolvimento.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.