|
A FIDENE obteve nesta sexta-feira (10) a aprovação pela AGDI - Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento para executar, no prazo de dois anos, o Projeto Extensão Produtiva e Inovação nas regiões dos Coredes Fronteira Noroeste, Celeiro e Noroeste Colonial, com recursos de cerca de R$ 1 milhão.
O NEPI - Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação será instalado no Campus Santa Rosa e objetiva fornecer assessoria técnica e capacitação direta nas áreas de Produção mais Limpa, Redução de Perdas, Inovação, e Planejamento Estratégico a empresas de pequeno e médio porte do setor industrial.
A elaboração do projeto para o Edital 01/2016-AGDI esteve a cargo dos professores Pedro Luís Büttenbender e Marcos Paulo Dhein Griebeler, do DACEC. A proposta encaminhada contou com o apoio institucional dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento – COREDES Fronteira Noroeste, Celeiro e Noroeste Colonial, e associações de municípios, prefeitos, associações comerciais e empresários. A avaliação da Agência na análise da proposta da FIDENE considerou a experiência acumulada da Instituição na elaboração e execução de projetos, convênios e/ou termo de colaboração voltados ao extensionismo nas indústrias nos últimos 10 anos; a participação em projetos do Governo do Estado do RS abrangidos na política de desenvolvimento nos últimos 10 anos; a rede de ofertas da Instituição disponível para o público empresarial, laboratórios, cursos, capacitações e palestras, além de outros critérios específicos relacionados a cada uma das áreas de atendimento, metodologia e aplicação.
A aprovação do projeto confirma os resultados positivos das ações afirmativas de extensão, desenvolvidas em cooperação entre a Universidade, as Empresas e o Estado. Desde o ano 2000 a UNIJUÍ vem tralhando em projetos que de interação com empresários. Entre eles destacamos o Programa Redes de Cooperação - com a criação de mais de 70 redes e envolvimento de mais de 1,5 mil micro e pequenos empresários; o Projeto PEIEX - Projeto Extensão Industrial Exportadora, como protagonistas na formulação e execução - de 2011 a 2016 foram atendidas 328 empresas para o desenvolvimento da sua capacidade exportadora; o Projeto PEPI - no período de 2011 a 2016, através da execução de seis Convênios de Cooperação entre a AGDI/Associação IPD-Unijuí. O primeiro NEPI implantado, na região do Noroeste Colonial, com atuação pioneira e conjunta no estado, atendeu 345 industriais. O outro NEPI, com atuação nas regiões Celeiro e Fronteira Noroeste, sediado em Santa Rosa, atendeu 378 indústrias. Como resultados da parceria Universidade-Estado-Empresas, as indústrias aumentaram a produção e o faturamento, promoveram inovações em produtos, processos, máquinas e instalações, geraram novas oportunidades de trabalho e renda, promoveram investimentos com recursos próprios e de terceiros, aumentaram a competitividade em mercados regionais, nacionais e internacionais, e ampliaram seus aportes ao desenvolvimento da região via agregação de valor.
O NEPI é composto por um coordenador, um assistente administrativo e por extensionistas, além de uma equipe-chave, formada por pessoas vinculadas à universidade, que dão suporte aos extensionistas nas áreas de atendimento. O coordenador do Núcleo, o assistente e os extensionistas serão selecionados no decorrer deste mês. A equipe-chave já foi indicada na submissão do projeto e está composta pelos professores Pedro Luís Büttenbender (Planejamento estratégico); Telmo Rudi Frantz (inovação), Luiz Carlos da Silva Duarte (redução de perdas), e Fernanda Pasqualini (produção mais limpa). A coordenação institucional do projeto está a cargo do gerente da Agência de Inovação e Tecnologia, Luís Juliani.