|
Alusivo à Semana do Meio Ambiente, o Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança da FIDENE faz um balanço e apresenta resultados de algumas ações desencadeadas ao longo dos últimos meses.
Em relação à coleta seletiva, os números são positivos. Ao longo do ano de 2015 foram coletadas aproximadamente 50 toneladas de resíduos domésticos dentro da instituição. “Porém, a melhor notícia é a destinação desta quantidade”, salienta o chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, João Lucas Pereira dos Santos. Segundo ele, foram encaminhados para a reciclagem cerca de 29 mil quilos, o que representa 58% do material coletado.
A representatividade destes números é dada quando se visualiza a quantidade de papeis gerados e reaproveitados: 15,5 toneladas. “Imagina-se o espaço que ocupa essa quantidade toda de papeis e o que isso representa no aumento da vida útil de um aterro sanitário e ainda o quanto o simples fato de reciclar esse material representou ao meio ambiente deixando de poluir o solo e os mananciais”, acrescenta João Lucas.
Outra ação relevante realizada foi o levantamento e a demarcação das Áreas de Preservação Permanente – APPs, existentes no Campus Ijuí. Além de ser exigência normativa, a ação busca delimitar estas áreas para que pessoas que circulam pelo Câmpus tenham conhecimento da necessidade da preservação do ambiente, onde a partir desta demarcação essas áreas terão sua vegetação nativa regenerada. Estes locais estão sinalizados com postes de concreto na cor amarela e com placas informativas.