|
Confira o que disseram os convidados do Programa da Unijuí FM.
Existem necessidades, e por consequência, costumes, que são comuns a toda a humanidade, entre elas está a alimentação. Na sociedade globalizada, saber de onde vem os alimentos que chegam à nossa mesa já não é uma tarefa tão simples. O Rizoma procurou profissionais da área da saúde para debaterem o tema da alimentação, relacionando essa temática com estilo de vida e sociabilidade.
A primeira convidada da semana foi a professora do Curso de Nutrição da Unijuí Carina Rios. Ela destaca que além da escolha de alimentos saudáveis e seu correto preparo, é importante atentar para a higienização e conservação dos alimentos. Outro aspecto ressaltado é o ambiente onde se preparam e consomem as refeições, também determinantes para uma boa alimentação.
Fazendo uma contextualização da nossa região e os hábitos e cultura alimentar, o médico endocrinologista Jorge Brust, também professor da Unijuí, ressaltou a necessidade da mudança de comportamento. Ele associou os maus hábitos alimentares e o sedentarismo, como causa de inúmeras doenças, especialmente as crônicas como diabetes que comprometem a qualidade de vida das pessoas.
Encerrando a rodada de entrevistas, a professora do Curso de Nutrição da Unijuí Lígia Frantz, acompanhada da mestranda e nutricionista Josiane Pasini destacaram o Guia Alimentar para a População Brasileira, material didático sobre o tema, e disponível gratuitamente no site do Ministério da Saúde. As profissionais também destacaram aspectos importantes da alimentação, como o cuidado com planejamento, tempo adequado para refeições e as questões de sociabilidade relacionadas às refeições.
Confira as entrevistas na íntegra abaixo.