|
Na última quarta-feira, 11 de maio, o Projeto Ijuí Pró-Vôlei recebeu a visita do Presidente da Federação Gaúcha de Voleibol - FGV, Carlos Cimino, e do Superintendente de Desenvolvimento da Confederação Brasileira de Voleibol - CBV, Renato D’Ávila.
Na oportunidade, em parceria com o Curso de Educação Física da Unijuí, foi realizada uma palestra para os acadêmicos do curso, profissionais da área e público em geral, que iniciou às 19h30min no auditório do DECEeng, na Sede Acadêmica da Unijuí.
Os palestrantes abordaram o tema: “O Desafio do Desenvolvimento do Voleibol Brasileiro”. Em sua fala, Cimino destaca que a preocupação primeira não é ensinar a técnica do voleibol, mas sim ensinar as crianças a gostarem de se movimentar. Esse é o papel da Educação Física escolar e dos projetos sociais.
Renato D’Ávila vem realizando ampla e notável pesquisa de avaliação e diagnóstico do voleibol em todos os estados do território nacional, para conhecer e entender a realidade do voleibol brasileiro. Em sua fala apresentou um modelo esquemático criado para nortear o caminho da CBV, para que se consiga ter sucesso e chegar ao objetivo que é ter atletas (vôlei) de alto rendimento. D’Ávila falou sobre os 10 pilares que dão suporte a este sistema de desenvolvimento: infra-estrutura das federações; investimento/patrocínios; política do esporte; participação popular; sistema de desenvolvimento e identificação de talentos; suporte à pós-carreira de atletas profissionais; instalações esportivas e centros de treinamento; capacitação do professor/técnico; competições regionais e nacionais; pesquisas e suporte científico aplicado ao voleibol. Para finalizar foi debatida a perspectiva para o voleibol brasileiro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Também estiveram presentes na palestra o idealizador do Projeto Ijuí PróVôlei, ex-jogador da seleção brasileira, Alex Lenz Stragliotto, e os coordenadores pedagógicos do Projeto, professora Márcia Michael e Mauro Bertollo, professor do Curso de Educação Física da Unijuí.