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Membros da Reitoria, gestores, assessores e profissionais de Comunicação e Marketing da FIDENE/UNIJUÍ participaram nos dias 29 de fevereiro, 01 e 02 de março do Curso Gerenciamento e Prevenção de Crises, desenvolvido no Campus Ijuí. A ministrante foi a Relações Públicas Christina Antunes, sócia-diretora da empresa Q2 Estratégias, Comunicação e Marketing, de Porto Alegre.
Segundo a ministrante, toda empresa deveria ter um plano preventivo de crises, inclusive as empresas de pequeno porte. “Crise é algo inesperado, algo que acontece sem avisar que está acontecendo. Se eu me preparar, me antever a possíveis cenários que possam acontecer e ter uma cartilha, um manual, um roteiro de como eu vou atuar naquele momento, com certeza vou minimizar qualquer impacto. E isso que é o principal”, destacou Christina Antunes, acrescentando que a intenção é fazer uma listagem de tudo que possa acontecer, traçando um cenário, fazendo uma triagem dos eventos e definindo um plano de ação de acordo com cada situação. “É muito melhor prevenir, ter um roteiro, porque no momento da crise bate a emoção, e na emoção você não consegue tomar decisões.
No decorrer do trabalho, os participantes relacionaram os diferentes eventos inesperados que podem acontecer nas diversas áreas, envolvendo os diferentes públicos, classificando os mesmos de acordo com os níveis de impacto na imagem corporativa, a partir de duas diretrizes: o risco para o negócio e o nível de conhecimento público. Dentre as possibilidades de eventos que podem ocorrer se destacam problemas ambientais; acidentes, conflitos sociais e políticos; crimes, compreendendo sabotagens, fraudes e assassinatos; instalações obsoletas e precárias; qualidade de produtos; eventos econômicos; eventos relacionados à conduta e à ética; acidentes de trabalho; eventos tecnológicos, como avanços, roubos e ataque de hackers; e relações de trabalho, como greves e demissões.
Com a capacitação, a proposta é que seja implantado um Comitê de Gerenciamento e Prevenção de Crises, que deverá trabalhar na elaboração de um Plano Preventivo, a ser amplamente divulgado junto ao público interno por meio de capacitações.