|
Museu Antropológico Diretor Pestana divulga programação especial para o mês de março, em comemoração ao mês da mulher. Na foto, professoras do Ruizinho na década de 30.
O mês da mulher, comemorado em março, terá uma programação especial no Museu Antropológico Diretor Pestana. Uma das atrações é a exposição “As mulheres que estão no mapa”, que tem como proposta dar visibilidade para a presença das mulheres na história local, passada e presente. A exposição vai estar aberta à visitação no período de 03 de março a 29 de abril, no Espaço Ijuí Hoje do MADP, e pretende levantar um debate em torno da representação feminina no contexto das ruas de Ijuí, uma vez que as mulheres representam mais de 50% da população ijuiense.
A exposição será composta por fotos e de uma breve biografia das mulheres que dão nome as ruas de Ijuí, acompanhadas de gráficos e comparativos que mostram a desigualdade de gênero no reconhecimento/homenagem a homens e mulheres tanto na nominação quanto no tamanho/importância das ruas.
A programação especial é organizada de forma conjunta pelo MADP, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Direito, Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ, SINTEEP Noroeste, SINPRO Noroeste, Fórum Permanente da Mulher e Coordenadoria da Mulher de Ijuí. Outras atividades também estão programadas para o mês de março:
- No dia 01 de março, às 9h, na Câmara de Vereadores, terá abertura da Exposição Itinerante “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”.
- No dia 10 de março, às 19h30min, no Salão Azul do Campus Ijuí, será realizado o Seminário Gênero e História: a luta pelos direitos das mulheres, com Ana Maria Collingque também fará o lançamento de sua obra “Dicionário Crítico de Gênero”.
- Já no dia 13 de março (domingo), o Museu abrirá suas portas das 14h às 17h, para visitação gratuita. Às 15h, no Auditório do MADP, será exibido o Filme “As Sufragistas” (legendado)*. O filme estará disponível no mês de março para exibição, mediante agendamento.