Unijuí engajada na mobilização estadual contra a dengue - Unijuí

Unijuí engajada na mobilização estadual contra a dengue

Universidade sediou evento promovido pelo Governo do Estado reunindo lideranças regionais, para traçar ações de combate ao Aedes aegypti.

A Unijuí está engajada na mobilização estadual deflagrada em todo o Estado para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya. Desde o começo do ano, foram intensificadas as ações de coleta diária do lixo nos espaços institucionais, bem como de coleta dos resíduos depositados nos diversos Ecopontos, distribuídos na Universidade em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para coleta de vidros. Outra ação deflagrada esta semana pelo setor de Gestão Ambiental e Biossegurança foi a realização de uma blitz nas áreas de mata nativa que existem no Câmpus Ijuí. Segundo o Chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, João Lucas Pereira dos Santos, a ação recolheu uma boa quantidade de lixo que estava depositado nessas áreas.

As ações de combate à dengue nos espaços da Universidade integram a mobilização deflagrada esta semana pelo Governo do Estado, mobilizando lideranças em todas as regiões. Na terça-feira, o Campus Ijuí sediou evento que contou com a presença do governador em exercício, José Paulo Cairoli, do secretário da Saúde João Gabbardo dos Reis e do chefe da Casa Militar, tenente coronel Everton Oltramari. O evento, realizado no Salão de Atos da Unijuí, reuniu prefeitos e secretários municipais de saúde da Região Noroeste, para tratar de estratégias de monitoramento, prevenção e combate ao Aedes. A Profa Evelise Moraes Berlezi, Reitora em Exercício, recebeu as autoridades e acompanhou o evento.

Antes do encontro com prefeitos, José Paulo Cairoli concedeu entrevista à imprensa local, na qual anunciou ações que serão realizadas no dia 13 de fevereiro, o Dia D de Combate, quando o Governo Federal disponibilizará cerca de 220 mil soldados do Exército Brasileiro para ajudar nas ações em todo o território nacional. Para o Rio Grande do Sul, serão 20 mil soldados e, segundo Cairoli, o Estado irá somar mais 40 mil servidores para auxiliar nas atividades.