Três cursos da Unijuí são avaliados entre os melhores do Estado pelo MEC - Unijuí

Três cursos da Unijuí são avaliados entre os melhores do Estado pelo MEC

Os Cursos de Engenharia Civil – Câmpus Santa Rosa, Ciência da Computação - Câmpus Santa Rosa e Matemática – Câmpus Ijuí foram classificados entre os primeiros colocados no Estado.

O Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade dos cursos superiores do Ministério da Educação (MEC), mostrou, mais uma vez, a Unijuí entre as melhores Universidades do Estado. Após a Instituição receber a nota 4, em uma escala de 1 a 5, três cursos atingiram as primeiras colocações em seus rankings, no Conceito Preliminar de Cursos (CPC).

Em escala que vai de 1 a 5, o CPC é considerado insatisfatório quando não atinge, no mínimo, o nível 3. Os cursos com notas 4 e 5 são os mais bem avaliados pelo MEC. Universidades que não participam do Enade não recebem nota.

O destaque vai para o curso de Engenharia Civil – Câmpus Santa Rosa, que, com a nota 4, ficou classificado como o melhor curso do Estado, levando em conta Universidades públicas, privadas e comunitárias. O curso também ficou entre os dez melhores de todo o país, como destaca matéria da Revista Exame.

“O excelente desempenho é reflexo da forma como o curso foi pensado e estruturado, pois possui um Plano Político Pedagógico moderno e alinhado com às Diretrizes Curriculares Nacionais, sem perder de vista às regulamentações do Conselho Regional de Engenharia, mas que, principalmente, está comprometido com o desenvolvimento sustentável da região Noroeste do Estado. Um bom curso de graduação somente se constrói com a melhoria continua da sua estrutura física, o que nós sempre estamos a aprimorar, bem como, com a formação e atualização continuada de seu corpo docente, o que também buscamos incessantemente”, destaca o professor Eder Claro Pedrozo, coordenador do curso de Engenharia Civil – Câmpus Santa Rosa.

Além disso, os cursos de Matemática – câmpus Ijuí e Ciência da Computação – câmpus Santa Rosa, ficaram em terceiro lugar no ranking do MEC.

Mais da Unijuí cursos atingiram a nota 4

O Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo MEC também classificou os cursos de Educação Física (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado) e Ciências Biológicas (Licenciatura) com nota 4. O que demonstra, mais uma vez, a qualidade de ensino da Unijuí.

“A manutenção do conceito 4 nos últimos anos da Unijuí, de uma escala de 1 a 5, reflete o trabalho sério, comprometido e de qualidade que realizamos no noroeste gaúcho. A excelência acadêmica, se materializa em mais uma avaliação, muito bem qualificada da Unijuí”, avalia. , avalia a Vice-Reitora de Graduação, professora Dra. Cátia Nehring.

Como se estabelece a nota

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores.

Ele é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela CONAES.

O CPC, assim como o Conceito Enade, também é calculado por Unidade de Observação e é divulgado anualmente para os cursos que tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes e dois estudantes ingressantes registrados no Sistema Enade. Os cursos que não atendem a estes critérios não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).