Orçamento da Fidene para 2016 vai movimentar R$ 140,3 milhões na região - Unijuí

Orçamento da Fidene para 2016 vai movimentar R$ 140,3 milhões na região

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Fidene projeta uma receita R$ 140,3 milhões para 2016.

A receita provém das atividades de ensino, pesquisa, extensão e serviços colocados à disposição da comunidade regional. O montante da receita projetada para a FIDENE é composta a partir da Unijuí; do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA); do Museu Antropológico Diretor Pestana; da Rádio Educativa Unijuí FM e a mantenedora. O Orçamento Programa para 2016 foi aprovado em Assembleia Geral da Fundação, realizada na terça-feira, 22.

O Diretor Executivo da FIDENE, professor Laerde Sady Gehrke, destaca que, deste montante, 138,7 milhões da receita projetada estão vinculados ao ensino, contemplando todos os níveis – desde o maternal até o doutorado. “É importante destacar que são recursos que serão reinvestidos diretamente na região, considerando os quatro Campi, de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos”. Destaca ainda que 51,48% da receita são destinados a gastos com pessoal.

Dentre os Fundos Institucionais, destaca-se o Fundo de Assistência Social, que prevê a destinação de R$ 18,8 milhões distribuídos entre bolsas ProUni para alunos da Unijuí, bolsas de incentivo à cultura (teatro e Coral), bolsas de inclusão social, bolsas a funcionários e dependentes e bolsas de filantropia para alunos da EFA. Estão projetados ainda investimentos de 1,6 milhão em atividades de pesquisa e 1,3 milhão em atividades de extensão.

Em termos de recursos projetados para investimentos no próximo ano, o Diretor Executivo da Fidene destaca o montante de R$ 3,6 milhões, a serem aplicados na qualificação de laboratórios já existentes e implantação de novos laboratórios, biblioteca, bem como em melhorias nas salas de aula e infraestrutura e manutenção de suas atividades.