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Índice Geral de Cursos classifica a Universidade em uma excelente posição entre as Universidades gaúchas e brasileiras.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o ranking do Índice Geral de Cursos (IGC). E, mais uma vez, a Unijuí atingiu uma excelente colocação entre as Universidades do Rio Grande do Sul, demonstrando seu comprometimento com uma educação de qualidade, pautada pela excelência acadêmica.
A Universidade ficou classificada em 63º lugar entre as 230 Universidades Brasileiras, levando em consideração instituições públicas, privadas e comunitárias. Entre as Universidades do interior do Estado pertencentes ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), ficou em primeiro lugar no IGC.
Segundo o Prof. Dr. Martinho Luís Kelm, reitor da Unijuí: “Esta é mais uma demonstração contundente de que a comunidade do noroeste gaúcho tem autonomia e capacidade de produzir suas próprias soluções nas temáticas estratégicas ao seu desenvolvimento, no caso, a educação. Conceber e manter um modelo de educação comunitário de qualidade sempre foi o objetivo dos professores e membros desta comunidade precursores desta instituição. Esta é uma dimensão do retorno que conseguimos produzir a nossos jovens. Este indicador, porém, não pode ser considerado um ponto de chegada, mas a demonstração de nosso potencial, seja para produzir respostas viáveis, seja para elaborar soluções ou atrair instituições que possam efetivamente contribuir para a construção de um futuro pautado pelo desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida deste território”.
O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. E a Unijuí manteve uma excelente pontuação. O conceito da Universidade é 4, numa escala de 1 a 5.
Como é o cálculo do IGC
Segundo o MEC, ele é calculado anualmente, considerando:
I - a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;
II - a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes;
III - a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.