Unijuí obtém excelente nota no Índice Geral de Cursos do MEC - Unijuí

Unijuí obtém excelente nota no Índice Geral de Cursos do MEC

Em uma escala de 1 a 5, a Universidade foi avaliada com o conceito 4.

O Ministério da Educação divulgou, nesta semana, o Índice Geral de Cursos (IGC), que é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. E a Unijuí manteve uma excelente pontuação. Em uma escala de 1 a 5, a nota da Universidade é de 4.

De acordo com a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Dra. Cátia Nehring, a cada três anos o grupo de cursos passa por este processo de avaliação. No ano de 2014 a área de Engenharia, Exatas e licenciaturas, realizaram no ENADE, que resultou na divulgação dos indicadores este ano. O IGC da IES considera a nota do ENADE, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o conceito dos cursos de Pós graduação, mestrado e doutorado oferecidos pela IES.

“A manutenção do conceito 4 nos últimos anos da Unijuí, de uma escala de 1 a 5, reflete o trabalho sério, comprometido e de qualidade que realizamos no noroeste gaúcho. A excelência acadêmica, se materializa em mais uma avaliação, muito bem qualificada da Unijuí”, avalia.

A professora acrescenta também que a Universidade agradece os estudantes que se comprometeram na realização desse processo com seriedade e competência. “Aos  professores dos cursos que participaram de todo o processo de formação e aos gestores acadêmicos, coordenadores de curso, que articularam com toda seriedade e responsabilidade, este processo de avaliação externa, tão importante para o curso e para IES”, observa.

Confira o CPC de cada curso:

Como é o cálculo do IGC

Segundo o MEC, ele é calculado anualmente, considerando:

I - a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;

II - a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes;

III - a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.