Docentes do DCVida participam de evento internacional - Unijuí

Docentes do DCVida participam de evento internacional

As professoras Mara Tissot Squalli e Ilaine Seibel Gehrke, do Departamento de Ciências da Vida (DCVida/Unijuí) participaram de evento no Chile.

As professoras Mara Tissot Squalli e Ilaine Seibel Gehrke (DCVida) participaram do International Workshop Advances in Science and Technology of Bioresources, em Pucón, Chile, realizado no período de 2 a 4 de dezembro e organizado pela infraestrutura científica BIOREN-UFRO Scientific and Technological Bioresource Nucleus e pelos Programas de Pós-Graduação em Science of Natural Resources e em Sciences in Applied Cellular and Molecular Biology, ambos da Universidad de La Frontera (Chile). O evento foi promovido pelo programa de Doctorado e Magíster em Ciencias de Recursos Naturales da Universidad de la Frontera,Temuco, Chile, e contou com pesquisadores de 22 países, dentre eles, EUA, Reino Unido, Alemanha, Portugal, França, Nova Zelândia, Japão, Holanda, Colômbia e Brasil. Este evento tem como principal objetivo a qualificação dos acadêmicos do referido programa e não é aberto, todas as participações são mediante convite da comissão organizadora, o que valoriza ainda mais a presença das pesquisadoras da Unijuí.

Na ocasião, as professoras Mara e Ilaine apresentaram os trabalhos "Biochemical method for identification of oxidative stress on white oat (Avena sativa L.)", da autoria de Mara Lisiane Tissot Squalli Houssaini; Laura Mensch Pereira; José Antonio Gonzalez da Silva; Thiago Gomes Heck; Guilherme Wildner; Dionatas Rodrigues da Silva; e “Essential Oil from Schinus lentiscifolius (Anacardiaceae) and its Antimicrobial Activity ”, da autoria de Ilaine T. S. Gehrke, Jéssyca B. Corrêa, Marco A. Mostardeiro, Cledir Santos e Ademir. F. Morel.

As temáticas trabalhadas no Workshop envolveram a utilização e conservação de recursos naturais e os projetos de pesquisa aplicada foram enfatizados. Dentre as muitas palestras e inúmeros trabalhos apresentados, destacam-se as participações de:

John Fa (Manchester Metropolitan University, Reino Unido e Center for International Forestry Research, Indonesia), que discutiu a relevância de espécies nativas na alimentação humana em inúmeras comunidades tradicionais ou não, abordando sua importância nutricional e de segurança alimentar e na conservação de culturas e tradições dos povos. Por outro lado, apresentou problemas relacionados a esta prática, como a sobre caça, contrabando, caça clandestina e comércio ilegal de animais para consumo humano em grandes centros urbanos, fragmentação de habitats naturais, redução do banco de sementes de espécies silvestres, entre outros.

Os muitos trabalhos apresentados na forma de pôsteres salientaram a pesquisa científica envolvendo recursos naturais e da biodiversidade, dando ênfase à sua aplicação para o desenvolvimento de soluções para os inúmeros problemas sociais, alimentares, ecológicos e de saúde das populações humanas na atualidade. “Este foi, com certeza, um evento da maior importância para a pesquisa de recursos naturais e biotecnologia”, destaca a professora Mara. Confira alguns trabalhos apresentados no congresso:

Fotos:

Profas. Mara e Ilaine com grupo de pesquisadores de idioma português, do Chile, Portugal e Brasil

Profa Ilaine na apresentação do seu pôster

Profa Mara na apresentação do seu pôster