|
A UNIJUÍ, através do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, estará promovendo uma nova ação de recolhimento de resíduos eletrônicos nos dias 16, 17 e 18 deste mês.
A ação contempla o recolhimento de resíduos eletrônicos diversos gerados pela comunidade acadêmica – professores, técnicos e alunos, bem como da comunidade em geral. O ponto de recolhimento é o prédio da Coordenadoria Patrimonial, no Câmpus Ijuí, nos turnos da manhã e da tarde.
Uma ação semelhante foi realizada no mês de setembro, pelo Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, quando foram recolhidos cerca de 2.300 Kg de materiais eletrônicos, recolhidos pela empresa Natusomos, de Horizontina, que foi selecionada pela UNIJUÍ para este serviço, visto que a mesma atende as normas legais vigentes para operação e manejo dos resíduos eletrônicos, apresentando licença ambiental para a atividade.
“Como realizamos no início deste semestre uma campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos, a qual teve uma grande procura, percebemos que este tipo de resíduo é comum nas residências, que seu descarte é muito difícil e que ocupa um grande espaço físico para armazená-lo”, destaca o chefe do Núcleo, João Lucas Pereira dos Santos.
A ação contempla diversos tipos de materiais que podem ser recolhidos: ADSL; aparelhos de DVD; baterias; caixas som de micro; calculadoras; celulares/carregadores; central telefônica; CPU; estabilizadores; fax; fios/cabos; fontes de micro; HD; impressoras; modem; monitores; mouse; no-break; notebook; pilhas; placas diversas; roteadores; scanners; servidores; teclados; telefones antigos / novos; tv; unidade CD/DVD; unidade de disquete; vídeo cassete; dentre outros eletrônicos. Volumes maiores de descarte (mais de cinco itens grandes) devem ser autorizados previamente pelo Núcleo de Gestão.